Notícias

Edital CEEI/GAB 01/2017 - Discurso Discente da Colação de Grau do período letivo 2016.2

postado em 25 de abr de 2017 10:01 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 25 de abr de 2017 10:05 atualizado‎(s)‎ ]

O Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande torna público a abertura do Processo de Seleção do discurso discente, a ser proferido na Solenidade de Colação de Grau, campus de Campina Grande, do período letivo 2016.2. 
As inscrições poderão ser efetivadas no período de 24 a 28 de abril do corrente ano, no horário das 08:00 h às 11:30 h e das 14:00 h às 17:00 h, na Secretaria da Diretoria do CEEI.
Para maiores informações, acesse o edital:

Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Carreira do Magistério Superior

postado em 20 de abr de 2017 06:28 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ atualizado em 22 de abr de 2017 10:28 por Rodrigo Silva ]

DEE
O Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Carreira do Magistério Superior, Assistente A, Classe A, Nível 1, para a área de conhecimento Engenharia Elétrica: Eletrotécnica, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (UAEE/CEEI).
Para maiores informações, acesse o edital, a declaração de conhecimentos das normas do concurso, a declaração de que não teve contrato com IFE nos últimos 24 meses e os requerimentos de inscrição e de isenção de taxas:

Edital CEEI Nº 02 de 12 de abril de 2017.pdf

Declaração de Conhecimento e Aceitação das Normas.docx

Requerimento de Inscrição.docx

Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição.docx

Declaração de que não teve contrato com IFE nos últimos 24 meses.docx

Atenção: as declarações e os requerimentos foram atualizados em 22/04/2017.

Alunos da UFCG integram ONG internacional que leva luz a comunidades carentes

postado em 7 de abr de 2017 04:42 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 7 de abr de 2017 04:43 atualizado‎(s)‎ ]

Litro de Luz
Uma ideia simples, econômica e ecologicamente sustentável que já vem transformando a vida de milhares de pessoas pelo mundo desde 2011, promete em breve mudar também a vida daqueles que moram em comunidades sem energia elétrica no estado da Paraíba. A Organização Não Governamental (ONG) “Litro de luz”, fundada nas Filipinas e que atua em 21 países com o objetivo de levar iluminação às regiões onde esta não existe ou é precária, deverá realizar sua primeira ação em Campina Grande no mês de maio.  
Serão implementados postes e outras maneiras de iluminação utilizando garrafas pet, painéis solares e lâmpadas de led. Na cidade, o projeto é tocado por 35 pessoas, a maioria estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Administração e Economia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 
Integrante de tecnologia da célula de Campina Grande da ONG, o estudante de Engenharia Elétrica Gabriel Quirino Fechine diz que após a ação piloto na cidade, a intenção é expandir o projeto e buscar parcerias.  
“Vamos fazer nossa primeira ação aqui no próximo mês, no bairro do Mutirão. Serão instalados dez postes. Faremos nosso primeiro teste para ver como a comunidade vai receber a iniciativa. Se tudo der certo, voltaremos ao Mutirão e
Iluminação pública que utiliza painel solar, lâmpada de led e garrafa pet
instalaremos mais 30 postes. Esse é o formato que se usa no “Litro de luz”: você faz uma ação teste na comunidade, vê como é a receptividade e depois volta pra completar a iluminação. Aqui em Campina tem vários bairros que precisam, principalmente os mais afastados. A nossa ideia é sempre continuar. Depois do Mutirão, a gente vai buscar outros lugares. Temos interesse em parcerias e temos algumas maneiras de contrapartida, como workshops. Precisamos muito disso para que o nosso projeto aconteça”, explicou. 
Fechine destaca ainda que em breve a equipe do projeto será ampliada, com a contratação de mais doze profissionais das áreas de desenvolvimento social, comercial, gestão de pessoas, jurídico, marketing e financeiro, com o objetivo de incrementar as ações locais da organização, melhorando os produtos já existentes e desenvolvendo novos. Os interessados deverão preencher um formulário disponível no link http://bit.ly/2o8JzWe, até a próxima sexta-feira, dia 07. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail contatocampinagrande@litrodeluz.com. 
Clique aqui para assistir a reportagem sobre o projeto exibida no último domingo (02/04/2017) no Fantástico. 
Fonte: Suzy Rodrigues - Ascom/UFCG

Palestra Pocket Design

postado em 5 de abr de 2017 06:58 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 7 de abr de 2017 04:43 atualizado‎(s)‎ ]

wie
O IEEE WIE UFCG promoverá a palestra Pocket Design que irá discutir as tecnolog
Palestra Pocket Design
ias e as especificidades do design na produção de artefatos digitais móbile. A palestra tem como int
uito auxiliar os participantes do IEEEmadC.
O IEEEmadC (Mobile Application Development Contest - http://ieeemadc.org/) é um concurso global, organizado pelo IEEE, no qual quaisquer estudantes podem participar e cujo objetivo é encorajá-los a desenvolver aplicativos móveis usando a tecnologia em benefício da humanidade. 
A palestra Pocket Design será conduzida por Laryssa Galdino Tertuliano e acontecerá no dia 12 de abril de 2017, de 14 às 16 horas, no auditório do CEEI.  Maiores informações em http://sites.ieee.org/sb-ufcg-wie.
Contatos: +55 83 2101-1230, wie.ufcg@ieee.org e facebook.com/wie.ufcg.


Professor Rohit Gheyi receberá premiação de treinador ICPC 2017

postado em 24 de mar de 2017 04:49 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 24 de mar de 2017 04:49 atualizado‎(s)‎ ]

Professor Rohit Gheyi
O professor Rohit Gheyi (UASC/CEEI/UFCG) receberá o prêmio de treinador ICPC 2017 por levar cinco equipes para finais da Association for Computing Machinery (ACM) International Collegiate Programming Contest (ICPC), competição anual de programação entre universidades de todo o mundo.
A premiação será realizada no dia 22 de maio na cerimônia de abertura da final mundial da competição, que acontecerá em Rapid City, nos Estados Unidos.  Gheyi é o quarto treinador brasileiro a ser agraciado com essa premiação. Anteriormente, apenas treinadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 2012; da Universidade de São Paulo (USP), em 2015; e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016, receberam esta premiação.
“Eu fiquei muito feliz com a notícia. O trabalho em equipe - dedicação dos alunos e voluntários, da administração da Unidade Acadêmica de Ciência da Computação, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática e da UFCG, funcionários, professores, colaboradores - tem sido muito importante para as conquistas da instituição nas competições de programação”, ressalta.
(Fonte: Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Aluna da UFCG foi brasileira melhor colocada no Google Code Jam para Mulheres

postado em 20 de mar de 2017 04:54 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 20 de mar de 2017 04:55 atualizado‎(s)‎ ]

A aluna Letícia Maia, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UASC/CEEI/UFCG), foi a brasileira melhor colocada na etapa online do Google Code Jam to I/O for Women 2017, realizada no último dia 11. Letícia ficou na 61ª posição na classificação geral e, como resultado da ótima colocação, vai participar da etapa final do Google I/O 2017, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio em Mountain View, nos EUA.
O Google Code Jam, considerado um dos maiores desafios mundiais de programação, é um torneio anual entre programadores em que os competidores resolvem desafios, com complexidade crescente, envolvendo algoritmos, durante um tempo predefinido.
Letícia já se destacava na área de programação desde o Ensino Fundamental, quando participou de várias edições da Olimpíada Paraibana de Informática”, informa o professor Rohit Gheyi, coordenador do projeto olímpico da UFCG, que se declarou bastante contente com o resultado, “principalmente pelo fato de ser uma menina se destacando num universo predominantemente masculino”, observou.
A aluna, que está cursando o 8º período na UFCG, estudou durante um ano na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Já ganhou diversas medalhas em competições estaduais e nacionais de programação, a exemplo das medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) em 2007 e 2008, e várias medalhas de ouro e prata na Olimpíada Paraibana de Informática (OPI), entre 2012 e 2016.

Fonte: Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 17/03/2017

Resultado Preliminar - Edital No 001/2016

postado em 16 de mar de 2017 04:36 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 16 de mar de 2017 04:58 atualizado‎(s)‎ ]

O Edital 001/2016 "Chamada de Projetos para Financiamento com Recursos do Fundo de Reserva da Lei de Informática" obteve 32 projetos submetidos dos seguintes Centros:
1. Centro de Formação de Professores (CFP - Cajazeiras) - 03 Projetos;
2. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS - Campina Grande) - 02 Projeto;
3. Centro de Ciências e Tecnologia (CCT - Campina Grande) - 08 Projetos;
4. Centro de Humanidades (CH - Campina Grande) - 02 Projetos;
5. Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN - Campina Grande) - 05 Projetos;
6. Centro de Educação e Saúde (CES - Cuité) - 03 Projetos;
7. Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR - Patos) - 02 Projetos;
8. Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA Pombal) - 02 Projetos;
9. Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA - Sumé) - 04 Projetos;
10. Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS - Sousa) - 01 Projeto.

Clique no link Edital 01/2016 - Resultado preliminar.pdf para acessar o resultado preliminar com os 10 projetos aprovados. O prazo final para recorrer do resultado é 20/03/2017, através dos endereços de e-mail ceei@ceei.ufcg.edu.br ou projetos@ceei.ufcg.edu.br.

IEEE WIE - Comemoração do Dia Internacional da Mulher

postado em 24 de fev de 2017 04:22 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 24 de fev de 2017 04:27 atualizado‎(s)‎ ]

O IEEE Women in Engineering (WIE) UFCG realizará, no próximo dia 08 de março, o evento “O PAPEL DA MULHER NAS CIÊNCIAS EXATAS” em homenagem ao dia Internacional da Mulher, onde serão realizados debates, workshops e homenagens às mulheres presentes. As inscrições podem ser realizadas no endereço: https://goo.gl/9ACz44.

Cartaz de divulgação - Clique para ampliar

Concurso público para Professores Equivalente: Resultado Final

postado em 22 de fev de 2017 05:03 por Assessoria de Comunicação do CEEI

O Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande torna público que, em Reunião Ordinária do CONSAD/CEEI realizada no dia 17 de fevereiro de 2017, foi aprovado por unanimidade de votos favoráveis a homologação do resultado final do concurso público de provas e títulos destinados a selecionar candidatos para o provimento de vaga na carreira de Magistério Superior, conforme as disposições contidas no Edital CEEI 02/2016.

Resultado da Seleção 2017.1 para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

postado em 23 de dez de 2016 03:07 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 23 de dez de 2016 05:49 atualizado‎(s)‎ ]

Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público o resultado da seleção 2017.1 para mestrado e doutorado. O resultado final da seleção está disponível no link abaixo:

1-10 of 344