Notícias

Concluintes de Engenharia Elétrica conquistam o Prêmio Hattori 2016.2

postado em 19 de mai de 2017 06:15 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 19 de mai de 2017 06:16 atualizado‎(s)‎ ]

Dois concluintes do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ganharam o Prêmio Mário Toyotaro Hattori 2016.2.  Foram eles: Arthur Francisco Andrade e Arthur Cruz de Araújo, primeiro e segundo colocados, respectivamente.
O Prêmio Hattori é entregue por ocasião da colação de grau, aos concluintes de Computação e Engenharia Elétrica que tiveram o melhor desempenho acadêmico ao longo do seu curso de graduação. Para se candidatar ao Prêmio, os concluintes devem ter um Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) superior a 8,0 e não devem apresentar reprovação em disciplinas.
Ao final do curso de graduação em Engenharia Elétrica, o graduando Arthur Francisco Andrade alcançou CRA de 9,12 - correspondendo a uma nota de desempenho acadêmico de mesmo valor. O graduando Arthur Cruz de Araújo obteve um CRA de 8,96 – mesma nota de desempenho acadêmico. Ambos os graduandos apresentam média máxima (dez) em várias disciplinas, registradas em seus históricos escolares, sendo aprovados por média na maioria delas.
Os dois foram recomendados por docentes dos ciclos básico e profissional do Curso de Engenharia Elétrica da UFCG. Os professores destacaram, em carta encaminhada à comissão julgadora do Prêmio, as qualidades pessoais dos estudantes e sua dedicação aos estudos no campo da Engenharia Elétrica, desempenhando com brilhantismo suas atividades discentes ao longo de todo o curso.
A premiação foi efetivada por ocasião da colação de grau 2016.2, realizada nessa quarta-feira, dia 17,  no Centro de Convenções Raymundo Asfora. Na oportunidade, um total de 32 graduandos colaram grau em Engenharia Elétrica - 36 graduandos já haviam colado grau antecipadamente - totalizando 68 engenheiros eletricistas graduados no período letivo 2016.2, um recorde no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG.
Fonte: Ascom/UFCG com dados do Prêmio Hattori 2016.2

I Encontro de Radiometria da UFCG

postado em 9 de mai de 2017 06:35 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 17 de mai de 2017 05:05 atualizado‎(s)‎ ]

Será realizado no próximo dia 17 de maio, na Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica/CEEI, o I Encontro de Radiometria da UFCG. No evento serão realizadas palestras, Sessões Técnicas e Apresentações de Trabalhos.
Programação do Evento
Programação
Para maiores informações e pré-inscrição, acesse https://goo.gl/9BwwQw.

Estudante de Curso de Computação Vence Desafio de Algoritmo

postado em 2 de mai de 2017 06:13 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 2 de mai de 2017 06:13 atualizado‎(s)‎ ]

UASC
O estudante Ícaro Lima, do curso de Ciências da Computação CEEI/UFCG venceu o Desafio Vsoft 2017, promovido por uma empresa nacional especializada em identificação Biométrica. 
Ícaro conquistou o desafio de desenvolver um algoritmo de comparação de amostras que teve com competidores alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino paraibanas dos cursos de Ciências Exatas, residentes na Paraíba.
Fonte: Ascom/UFCG

Concurso Público para Professor Adjunto do DEE

postado em 27 de abr de 2017 07:52 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 27 de abr de 2017 07:59 atualizado‎(s)‎ ]

UAEE
Encontram-se abertas, no período de 02 a 19 de maio de 2017, as INSCRIÇÕES para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado a selecionar candidatos para o provimento de uma (01) vaga na carreira do Magistério Superior - Professor Adjunto A - Classe A - Nível 1, em regime de trabalho de tempo integral, T-40, com dedicação exclusiva, para a Área: Engenharia Elétrica - Subárea: Controle e Automação da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (DEE/CEEI), em conformidade com o EDITAL Nº 3, de 25 de abril de 2017, publicado no DOU de 27 de abril de 2017, Seção 3, páginas 58, 59 e 60.
ANEXOS:
1) Edital CEEI Nº 03/2017, de 25 de abril de 2017, publicado no Diário Oficial da União 27 de abril de 2017, Seção 3, páginas 58, 59 e 60;
2) Resolução Nº 04/2014 da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG;
3) Formulário do Requerimento de Inscrição;

Edital CEEI/GAB 01/2017 - Discurso Discente da Colação de Grau do período letivo 2016.2

postado em 25 de abr de 2017 10:01 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 25 de abr de 2017 10:05 atualizado‎(s)‎ ]

O Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande torna público a abertura do Processo de Seleção do discurso discente, a ser proferido na Solenidade de Colação de Grau, campus de Campina Grande, do período letivo 2016.2. 
As inscrições poderão ser efetivadas no período de 24 a 28 de abril do corrente ano, no horário das 08:00 h às 11:30 h e das 14:00 h às 17:00 h, na Secretaria da Diretoria do CEEI.
Para maiores informações, acesse o edital:

Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Carreira do Magistério Superior

postado em 20 de abr de 2017 06:28 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ atualizado em 22 de abr de 2017 10:28 por Rodrigo Silva ]

DEE
O Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Carreira do Magistério Superior, Assistente A, Classe A, Nível 1, para a área de conhecimento Engenharia Elétrica: Eletrotécnica, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (UAEE/CEEI).
Para maiores informações, acesse o edital, a declaração de conhecimentos das normas do concurso, a declaração de que não teve contrato com IFE nos últimos 24 meses e os requerimentos de inscrição e de isenção de taxas:

Edital CEEI Nº 02 de 12 de abril de 2017.pdf

Declaração de Conhecimento e Aceitação das Normas.docx

Requerimento de Inscrição.docx

Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição.docx

Declaração de que não teve contrato com IFE nos últimos 24 meses.docx

Atenção: as declarações e os requerimentos foram atualizados em 22/04/2017.

Alunos da UFCG integram ONG internacional que leva luz a comunidades carentes

postado em 7 de abr de 2017 04:42 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 7 de abr de 2017 04:43 atualizado‎(s)‎ ]

Litro de Luz
Uma ideia simples, econômica e ecologicamente sustentável que já vem transformando a vida de milhares de pessoas pelo mundo desde 2011, promete em breve mudar também a vida daqueles que moram em comunidades sem energia elétrica no estado da Paraíba. A Organização Não Governamental (ONG) “Litro de luz”, fundada nas Filipinas e que atua em 21 países com o objetivo de levar iluminação às regiões onde esta não existe ou é precária, deverá realizar sua primeira ação em Campina Grande no mês de maio.  
Serão implementados postes e outras maneiras de iluminação utilizando garrafas pet, painéis solares e lâmpadas de led. Na cidade, o projeto é tocado por 35 pessoas, a maioria estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Administração e Economia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 
Integrante de tecnologia da célula de Campina Grande da ONG, o estudante de Engenharia Elétrica Gabriel Quirino Fechine diz que após a ação piloto na cidade, a intenção é expandir o projeto e buscar parcerias.  
“Vamos fazer nossa primeira ação aqui no próximo mês, no bairro do Mutirão. Serão instalados dez postes. Faremos nosso primeiro teste para ver como a comunidade vai receber a iniciativa. Se tudo der certo, voltaremos ao Mutirão e
Iluminação pública que utiliza painel solar, lâmpada de led e garrafa pet
instalaremos mais 30 postes. Esse é o formato que se usa no “Litro de luz”: você faz uma ação teste na comunidade, vê como é a receptividade e depois volta pra completar a iluminação. Aqui em Campina tem vários bairros que precisam, principalmente os mais afastados. A nossa ideia é sempre continuar. Depois do Mutirão, a gente vai buscar outros lugares. Temos interesse em parcerias e temos algumas maneiras de contrapartida, como workshops. Precisamos muito disso para que o nosso projeto aconteça”, explicou. 
Fechine destaca ainda que em breve a equipe do projeto será ampliada, com a contratação de mais doze profissionais das áreas de desenvolvimento social, comercial, gestão de pessoas, jurídico, marketing e financeiro, com o objetivo de incrementar as ações locais da organização, melhorando os produtos já existentes e desenvolvendo novos. Os interessados deverão preencher um formulário disponível no link http://bit.ly/2o8JzWe, até a próxima sexta-feira, dia 07. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail contatocampinagrande@litrodeluz.com. 
Clique aqui para assistir a reportagem sobre o projeto exibida no último domingo (02/04/2017) no Fantástico. 
Fonte: Suzy Rodrigues - Ascom/UFCG

Palestra Pocket Design

postado em 5 de abr de 2017 06:58 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 7 de abr de 2017 04:43 atualizado‎(s)‎ ]

wie
O IEEE WIE UFCG promoverá a palestra Pocket Design que irá discutir as tecnolog
Palestra Pocket Design
ias e as especificidades do design na produção de artefatos digitais móbile. A palestra tem como int
uito auxiliar os participantes do IEEEmadC.
O IEEEmadC (Mobile Application Development Contest - http://ieeemadc.org/) é um concurso global, organizado pelo IEEE, no qual quaisquer estudantes podem participar e cujo objetivo é encorajá-los a desenvolver aplicativos móveis usando a tecnologia em benefício da humanidade. 
A palestra Pocket Design será conduzida por Laryssa Galdino Tertuliano e acontecerá no dia 12 de abril de 2017, de 14 às 16 horas, no auditório do CEEI.  Maiores informações em http://sites.ieee.org/sb-ufcg-wie.
Contatos: +55 83 2101-1230, wie.ufcg@ieee.org e facebook.com/wie.ufcg.


Professor Rohit Gheyi receberá premiação de treinador ICPC 2017

postado em 24 de mar de 2017 04:49 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 24 de mar de 2017 04:49 atualizado‎(s)‎ ]

Professor Rohit Gheyi
O professor Rohit Gheyi (UASC/CEEI/UFCG) receberá o prêmio de treinador ICPC 2017 por levar cinco equipes para finais da Association for Computing Machinery (ACM) International Collegiate Programming Contest (ICPC), competição anual de programação entre universidades de todo o mundo.
A premiação será realizada no dia 22 de maio na cerimônia de abertura da final mundial da competição, que acontecerá em Rapid City, nos Estados Unidos.  Gheyi é o quarto treinador brasileiro a ser agraciado com essa premiação. Anteriormente, apenas treinadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 2012; da Universidade de São Paulo (USP), em 2015; e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016, receberam esta premiação.
“Eu fiquei muito feliz com a notícia. O trabalho em equipe - dedicação dos alunos e voluntários, da administração da Unidade Acadêmica de Ciência da Computação, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática e da UFCG, funcionários, professores, colaboradores - tem sido muito importante para as conquistas da instituição nas competições de programação”, ressalta.
(Fonte: Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Aluna da UFCG foi brasileira melhor colocada no Google Code Jam para Mulheres

postado em 20 de mar de 2017 04:54 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 20 de mar de 2017 04:55 atualizado‎(s)‎ ]

A aluna Letícia Maia, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UASC/CEEI/UFCG), foi a brasileira melhor colocada na etapa online do Google Code Jam to I/O for Women 2017, realizada no último dia 11. Letícia ficou na 61ª posição na classificação geral e, como resultado da ótima colocação, vai participar da etapa final do Google I/O 2017, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio em Mountain View, nos EUA.
O Google Code Jam, considerado um dos maiores desafios mundiais de programação, é um torneio anual entre programadores em que os competidores resolvem desafios, com complexidade crescente, envolvendo algoritmos, durante um tempo predefinido.
Letícia já se destacava na área de programação desde o Ensino Fundamental, quando participou de várias edições da Olimpíada Paraibana de Informática”, informa o professor Rohit Gheyi, coordenador do projeto olímpico da UFCG, que se declarou bastante contente com o resultado, “principalmente pelo fato de ser uma menina se destacando num universo predominantemente masculino”, observou.
A aluna, que está cursando o 8º período na UFCG, estudou durante um ano na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Já ganhou diversas medalhas em competições estaduais e nacionais de programação, a exemplo das medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) em 2007 e 2008, e várias medalhas de ouro e prata na Olimpíada Paraibana de Informática (OPI), entre 2012 e 2016.

Fonte: Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 17/03/2017

1-10 of 348