ALUNA DE COMPUTAÇÃO É PREMIADA NOS EUA

postado em 2 de nov de 2011 15:32 por Carlos Leão   [ atualizado em 2 de nov de 2011 15:35 por Rodrigo Silva ]

Mais uma vez o Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI,  da UFCG,  se orgulha com a noticia de que a aluna Melina Mongiovi do Curso de Ciência da Computação, teve seu trabalho, intitulado Safira: A tool for evaluating behavior preservation, premiado como o segundo melhor trabalho de pesquisa realizado por estudante de graduação. A  premiação foi no último dia 27, num dos eventos mais importantes do mundo, na área de linguagens de programação orientadas a objetos, sistemas e aplicações: o Splash 2011 (Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity), realizado na cidade de Portland, nos EUA.

Para o  professor Rohit Gheyi, do curso de ciência da computação da UFCG,  que orientou a aluna, foi uma grande conquista para nos do curso, destacando que o Splash é um dos eventos mais concorridos, “por ser uma vitrine para a ampla disseminação dos resultados de pesquisa por toda a comunidade científica”.

Melina recebeu dois prêmios, uma medalha e um valor em dinheiro como premiação, além de ter todas as despesas da viagem custeadas pela ACM (Association for Computing Machinery), associação educacional e científica de computação que promove a competição.

Além disso, com a 2ª colocação no Splash 2011, a aluna  se classificou para a ACM Student Research Competition Grand Finals, competição promovida pela ACM e pela Microsoft Research que reunirá os melhores trabalhos de todas as áreas da computação.

A premiação acontecerá em junho do ano que vem, no Banquete Anual de Premiação (ACM Awards Banquet), na presença dos principais cientistas da computação do planeta. Neste evento, também é conferido o Turing Award, conhecido como o "prêmio Nobel da computação".

Carlos Leão/CEEI-UFCG