Aluno de Computação da UFCG ganha Olimpíada Internacional de Informática

postado em 27 de jul de 2011 08:34 por Carlos Leão   [ atualizado em 29 de jul de 2011 07:42 por Rodrigo Silva ]
Felipe Abella, aluno do Curso de Ciência da Computação, ganhou nesta terça-feira (26) sua primeira medalha de ouro na tradicional e prestigiada Olimpíada Internacional de Informática, que está acontecendo esta semana na Tailândia. Entre 300 participantes, Felipe conseguiu 598 pontos de 600 possíveis.

Outros três competidores da equipe brasileira também conseguiram medalhas, sendo de bronze: Renato Ferreira Pinto Júnior (Colégio Objetivo, São Paulo), Caíque Porto Lira (Colégio Farias Brito, Fortaleza) e Marcos Massayuki Kawakami (Colégio Etapa, São Paulo). A premiação será realizada na cerimônia de encerramento, na quinta-feira (28).

Cerca de 80 países participam da Olimpíada Internacional de Informática com equipes de até quatro alunos, que competem individualmente resolvendo tarefas que envolvem programação de computadores. Poucos países conseguem obter quatro medalhas na competição. Em número de medalhas, o Brasil ficou à frente de países como Inglaterra, França, Canadá e Alemanha.

A equipe brasileira foi treinada por Wanderley Guimarães, do Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP). A turma foi selecionada entre os alunos melhores classificados da Olimpíada Brasileira de Informática, uma competição promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, com o patrocínio da Fundação Carlos Chagas.

Asscom/ceei/ufcg