Alunos da UFCG integram ONG internacional que leva luz a comunidades carentes

postado em 7 de abr de 2017 04:42 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 7 de abr de 2017 04:43 atualizado‎(s)‎ ]
Litro de Luz
Uma ideia simples, econômica e ecologicamente sustentável que já vem transformando a vida de milhares de pessoas pelo mundo desde 2011, promete em breve mudar também a vida daqueles que moram em comunidades sem energia elétrica no estado da Paraíba. A Organização Não Governamental (ONG) “Litro de luz”, fundada nas Filipinas e que atua em 21 países com o objetivo de levar iluminação às regiões onde esta não existe ou é precária, deverá realizar sua primeira ação em Campina Grande no mês de maio.  
Serão implementados postes e outras maneiras de iluminação utilizando garrafas pet, painéis solares e lâmpadas de led. Na cidade, o projeto é tocado por 35 pessoas, a maioria estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Administração e Economia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 
Integrante de tecnologia da célula de Campina Grande da ONG, o estudante de Engenharia Elétrica Gabriel Quirino Fechine diz que após a ação piloto na cidade, a intenção é expandir o projeto e buscar parcerias.  
“Vamos fazer nossa primeira ação aqui no próximo mês, no bairro do Mutirão. Serão instalados dez postes. Faremos nosso primeiro teste para ver como a comunidade vai receber a iniciativa. Se tudo der certo, voltaremos ao Mutirão e
Iluminação pública que utiliza painel solar, lâmpada de led e garrafa pet
instalaremos mais 30 postes. Esse é o formato que se usa no “Litro de luz”: você faz uma ação teste na comunidade, vê como é a receptividade e depois volta pra completar a iluminação. Aqui em Campina tem vários bairros que precisam, principalmente os mais afastados. A nossa ideia é sempre continuar. Depois do Mutirão, a gente vai buscar outros lugares. Temos interesse em parcerias e temos algumas maneiras de contrapartida, como workshops. Precisamos muito disso para que o nosso projeto aconteça”, explicou. 
Fechine destaca ainda que em breve a equipe do projeto será ampliada, com a contratação de mais doze profissionais das áreas de desenvolvimento social, comercial, gestão de pessoas, jurídico, marketing e financeiro, com o objetivo de incrementar as ações locais da organização, melhorando os produtos já existentes e desenvolvendo novos. Os interessados deverão preencher um formulário disponível no link http://bit.ly/2o8JzWe, até a próxima sexta-feira, dia 07. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail contatocampinagrande@litrodeluz.com. 
Clique aqui para assistir a reportagem sobre o projeto exibida no último domingo (02/04/2017) no Fantástico. 
Fonte: Suzy Rodrigues - Ascom/UFCG