Anatel distribui aparelhos para medir qualidade da banda larga

postado em 16 de out de 2012 16:26 por Carlos Leão

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou nesta semana a distribuição dos equipamentos que medirão a qualidade da banda larga fixa no Brasil. Voluntários do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo serão os primeiros a receber o aparelho chamado whitebox. Os três Estados reúnem o maior número de inscritos no programa que já realizaram o teste de velocidade de suas conexões, de acordo com a Anatel.

A partir dos resultados dessas medições, a agência planeja reunir informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. O teste englobará as empresas com mais de 50 mil assinantes, que são Oi, Net, Telefônica/Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

A Anatel informa que os selecionados pela Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e tampouco serão remunerados. A velocidade da internet no Brasil começará a ser medida em novembro, e os primeiros resultados poderão ser conhecidos em dezembro.

Fonte : Terra

 

 

Comments