Computação-UFCG tem parceria importante com a STTP em ferramenta selecionada pelo Google Transit

postado em 26 de abr de 2017 07:11 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 26 de abr de 2017 07:11 atualizado‎(s)‎ ]

O Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande, através do Laboratório Analytics, coordenado pelo professor Nazareno Andrade, é parceiro fundamental da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) no reconhecimento da excelência da ferramenta que vem sendo desenvolvida pelos técnicos da STTP e que acabou sendo selecionada pelo Google Transit.

Trata-se de um sistema de informação ao passageiro do transporte público por ônibus, baseado em GIS, chamado de SIOM, que depois de atender a todos os pré-requisitos, acabou de ser selecionado como instituição parceira do Google Transit, tornando Campina a quarta cidade selecionada do Nordeste.

CIOM
Tela da Central Integrada de Operação e Monitoramento de Trânsito - CIOM

Com o aprimoramento dos dados coletados pela equipe da Gerência de Transportes da STTP, a equipe do Laboratório Analytics da UFCG, numa cooperação de esforços e trabalhos técnicos, conseguiu que a Prefeitura de Campina Grande atendesse todos os pré-requisitos e fosse selecionada como instituição parceira do Google Transit.

Os dados da STTP no Google Transit estarão disponíveis ao público em aproximadamente 08 semanas, quando todos os dados devem ter sido auditados e publicado no Google Maps.

Hoje, no Brasil apenas existem 22 cidades cobertas pelo Google Transit, dessas, 14 foram sedes da Copa. As demais são regiões metropolitanas. No Nordeste, o serviço está disponibilizado apenas para Fortaleza, Recife e Salvador.

O Google Transit no Google Maps é uma ferramenta de informação de transporte público que combina os dados mais recentes da STTP com o alcance do Google Maps. Ele integra paradas, trajetos, grades de horários e informações sobre tarifas de transporte público para facilitar e agilizar o planejamento de viagens. O banco de dados possui informações que incluem linhas, rotas, horários, número de paradas, distância e, em alguns casos, o total da tarifa. O sistema poderá ser acessado a partir do Google Maps, tanto em versões desktop e dispositivos móveis com iOS e Android.

A participação do Laboratório Analytics na parceria com a STTP foi viabilizada através de um projeto em parceria com a HP Brasil, financiado através da Lei de Informática, e do Programa de Extensão Universitária (Proext) do MEC.

VEJAM TAMBÉM O VIDEO DA TV PARAIBA

Fonte: Codecom