Olimpíada Paraibana de Informática 2014

postado em 25 de abr de 2017 12:20 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 25 de abr de 2017 12:20 atualizado‎(s)‎ ]
Acontecerá neste sábado, 02 de agosto, no Curso de Ciência da Computação da UFCG a VII Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) modalidade do Nível Superior. Esta é mais uma oportunidade que os alunos de nível superior possuem para aprimorar e aprofundar seus conhecimentos em Programação e Algoritmos, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável. Nesta edição, mais de 150 alunos inscritos de Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, João Pessoa e Rio Tinto participarão da prova. Por volta de 20% dos inscritos são jovens talentos do ensino médio com destaque no cenário nacional em competições de programação. Eles também participarão desta competição destinada a alunos do ensino superior.

A OPI Nível Superior consiste em uma maratona de programação com times formados por três pessoas de instituições de nível superior de ensino. Cada time possui cinco horas para resolver de 8 a 12 problemas. Quem resolver mais problemas, em menos tempo e com menos erros, vence a competição.

Podem participar os alunos matriculados em curso de ensino superior em Ciência da Computação até o primeiro ano no mestrado.

A Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) visa despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação. Além disso, a olimpíada pretende motivar, preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira (OBI) e Internacional de Informática (IOI), e a competição ACM International Collegiate Programming Contest.

A Olimpíada Paraibana de Informática surgiu em 2008 e foi pioneira em nível estadual em realizar competições para alunos do ensino fundamental ao superior. Ela faz parte de uma das atividades do projeto olímpico da UFCG coordenado pelo Prof. Rohit Gheyi do curso de Ciência da Computação. Desde 2008, mais de 120 alunos foram laureados nas mais importantes competições nacionais e internacionais de programação.

Postagem original em 01 de ago de 2014 19:23 por Carlos Leão