UFCG e empresa chinesa firmam parceria para pesquisa em telecomunicações

postado em 26 de abr de 2017 07:00 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 26 de abr de 2017 07:00 atualizado‎(s)‎ ]
Por quatro anos serão desenvolvidos projetos de ensino e pesquisa na área de computação em nuvem.

Universidade Federal de Campina Grande firmou parceria de quatro anos com uma das maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações, a empresa chinesa Huawei

Num primeiro momento serão desenvolvidos treinamento e qualificação dos estudantes, com cursos de um ano para cerca de 30 alunos em fase final do curso. A primeira turma começará no próximo mês. Também será trazido o conhecimento da Huawei sobre a área em questão, inclusive com a visita de engenheiros da empresa. Por fim, haverá a transferência de tecnologia em si, com a instalação de um laboratório no campus de Campina Grande para o ensino da área e execução de outros projetos e pesquisas.

"A empresa vem aprofundando as ações no Brasil, principalmente na área de pesquisa e desenvolvimento,  com parcerias no desenvolvimento de projetos em tecnologias inovadoras. A parceria com a UFCG se deve a maturidade da instituição em relação ao campo de computação em nuvem e ao grande potencial que a região em que está inserida apresenta", afirmou o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Huawei no Brasil, Tito Ocampos.

Na UFCG, o programa será coordenado pelo professor Kyller Costa Gorgônio, que comemora a parceria. "Este programa é importante para nossos alunos pois possibilitará o acesso às tecnologias que darão suporte ao surgimento de aplicações inteligentes que irão facilitar a vida dos cidadãos. Essas aplicações vão desde sistemas para marcar consultas com seu médico online até sistemas complexos que podem reconfigurar o sistema de tráfego da uma cidade com base no fluxo de veículos. Isso possibilitará a esse aluno colocar-se mais facilmente em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo", diz.

Computação em nuvem

A computação em nuvem, ou cloud, é uma das grandes tendências do mercado global. Atualmente, todas as grandes empresas contam com soluções nessa área. E para que esse segmento tenha seu crescimento, é preciso que os ecossistemas em que atuam amadureçam, o que se alcança com pessoas treinadas e certificadas.

Fonte: Ascom/UFCG

Postagem original em 20 de mar de 2015 15:07