Destaques


Alunos de Engenharia Elétrica têm pesquisa premiada em evento internacional

postado em 28 de jul de 2017 12:22 por Assessoria de Comunicação do CEEI

Os alunos de Engenharia Elétrica do CEEI/UFCG, Suelson Lopes de Carvalho Batista e Vandilson Rodrigo do Nascimento Barbosa (ambos da graduação) e Lenilson Andrade Barbosa (mestrado) tiveram o trabalho de pesquisa premiado no XVII Encuentro Regional Iberoamericano Del Cigre (ERIAC), que aconteceu na Cidad del Este, no Paraguai. Intitulado Sistema de Monitoramento Remoto de Para-raios de ZnO Baseado na Medição da Corrente de Fuga Total, a pesquisa foi premiada como melhor trabalho do Comitê de Estudos A3 do Cigré (Equipamentos de Alta Tensão).
O estudo propõe um sistema capaz de medir e transmitir remotamente a corrente de fuga de para-raios de ZnO instalados em campo e, com isso, viabilizar o monitoramento remoto dos equipamentos. Esse controle é importante, uma vez que falhas nestes equipamentos podem conduzir a vários danos, a exemplo de colapsos de energia (desligamentos não programados); danos a outros equipamentos de potência, os quais apresentam elevado custo, como transformadores de potência de subestações, que podem custar dezenas de milhões de reais e são de difícil reposição - o processo de compra desses equipamentos pode demorar meses; e riscos de morte a engenheiros e a técnicos que transitam em subestações.
Sob orientação do professor George Lira, a pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2014 e está sendo aperfeiçoada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFCG.
“A premiação foi importante, pois consolida o reconhecimento de especialistas do setor elétrico em relação aos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Alta Tensão da UFCG, projeta o nome da instituição junto ao setor produtivo e dos seus programas institucionais e motiva alunos, inclusive do início do curso, a desenvolverem pesquisas nos laboratórios e realizarem seus trabalhos com esmero”, ressalta Lira.
Sobre o evento
Organizado pelo Conseil International des Grands Réseaux Electriques (CIGRÉ), o ERIAC ocorre desde 1987 em forma de rodízio no Brasil, na Argentina e no Paraguai. No evento são discutidos problemas reportados e soluções praticadas pelas empresas do setor elétrico de países da América Latina.
Fonte: Ascom/UFCG 

Palestra Introdução à Teoria do Alinhamento Construtivo

postado em 20 de jul de 2017 12:54 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 20 de jul de 2017 12:54 atualizado‎(s)‎ ]

UASC
A Unidade Acadêmica de Sistemas da Computação realizará no dia 28 de Julho, no Auditório do Centro de Engenharia Elétrica e Informática, uma palesta com o Prof. Claus Brabrand da Universidade de Copenhagen Dinamarca. Ele foi o diretor do curta-metragem premiado (Teaching Teaching & Understanding Understanding). Além dos trabalhos na área de educação, possui pesquisas nas áreas de linhas de produto de software e análise estática de código. 


A Palestra intitulada "Como se certificar de que seus alunos aprendam o que você deseja? - Introdução à Teoria do Alinhamento Construtivo" apresentará um resumo sobre: 
"Como podemos garantir que nossos alunos aprendam o que queremos?" Os objetivos da apresentação são: 1) discutir sobre a questão anterior com base na Teoria do Alinhamento Construtivo; 2) dar insights relevantes para levar essa resposta da teoria à prática; e 3) sugerir recomendações concretas sobre como implementar o alinhamento em seus cursos. Como parte desta palestra, será apresentado o curta-metragem educacional premiado citado acima. O mesmo é usado em várias universidades pelo mundo para ensinar aos professores como ensinar.

A Palestra será realizada no dia 28 de julho às 10 horas no auditório do CEEI.

CONVITE PARA PALESTRA SOBRE O ENADE 2017

postado em 18 de jul de 2017 04:35 por Rodrigo Silva

ENADE 2017
A Coordenadoria de Graduação em Engenharia Elétrica (CGEE), a Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica (DEE) e o Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), vêm a público convidar os estudantes do curso de graduação em Engenharia Elétrica - em particular os que irão realizar o ENADE 2017 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) - bem como os professores do Curso de Engenharia Elétrica, a assistir à palestra sobre INDICADORES DE QUALIDADE DA UFCC E O ENADE 2017.

TÍTULO DA PALESTRA: 
INDICADORES DE QUALIDADE DA UFCG E O ENADE 2017

PALESTRANTE:
Prof. Antonio José da Silva, Procurador Educacional Institucional (PI) da UFCG

DATA E HORÁRIO:
20/07/2017, quinta-feira, 14 h

LOCAL:
Centro de Extensão "José Farias da Nóbrega" - Campus Campina Grande da UFCG

Na ocasião, serão realizados esclarecimentos sobre os mais variados aspectos relacionados ao ENADE 2017: quem participa, ingressantes, concluintes e pré-concluintes, quem é dispensado, situações especiais, inscrição e cadastramento, cronograma do Exame, responsabilidades da instituição e dos estudantes, importância do ENADE no contexto da avaliação institucional, etc. 

Contamos com a participação à referida palestra principalmente dos alunos considerados CONCLUINTES para efeito do ENADE 2017, isto é: os estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham concluído 80% (ou acima) da carga horária mínima da estrutura curricular do curso, até o dia 25/08/2017. 

Aguardamos a presença de todos.

Atenciosamente,

CGEE, DEE e CEEI - UFCG

Professora de Computação da UFCG tem tese premiada em concurso latino-americano

postado em 28 de jun de 2017 06:26 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 6 de jul de 2017 13:04 atualizado‎(s)‎ ]


A professora de Ciência da Computação do CEEI/UFCG Melina Mongiovi Cunha Lima Sabino, , conquistou o terceiro lugar no III Concurso Latinoamericano de Tesis de Doctorado (CLTD). A tese intitulada Scaling Testing of Refactoring Engines, orientada pelo professor Rohit Gheyi, propõe uma técnica escalável para encontrar defeitos em ferramentas que ajudam na evolução do software. 
O CLTD acontecerá em conjunto com a XLIII Conferência Latinoamericana de Informática (CLEI 2017), em Córdoba, na Argentina, entre os dias 4 e 8 de Setembro de 2017. Os trabalhos vencedores serão publicados nas atas do evento.

Trajetória

Melina Mongiovi concluiu sua graduação em Ciência da Computação na UFCG em 2011. Durante a sua iniciação científica, o seu trabalho foi eleito o segundo melhor na competição de pesquisa realizada no Systems, Programming, Languages and Applications: Software for Humanity em 2011, organizada pela Association for Computing Machinery (ACM) e pela Microsoft.
Na solenidade de Colação de Grau, Melina conquistou o Prêmio Professor Átila Augusto Freitas de Almeida por ter obtido o melhor desempenho acadêmico dentre os concluintes do semestre 2011.1. Em 2014, a sua dissertação de mestrado foi eleita uma das 10 melhores no Concurso de Teses e Dissertações organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 
O doutorado de Melina foi concluído em dezembro de 2016 e atualmente ela compõe o quadro de professores do curso de Ciência da Computação da UFCG.
 
Fonte: Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG

Ramo Estudantil IEEE UFCG participa da Reunião Nacional de Ramos e Young Professionals 2017

postado em 23 de jun de 2017 06:58 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 23 de jun de 2017 07:01 atualizado‎(s)‎ ]

Nos últimos dias 15 a 18 de Junho ocorreu, no Rio de Janeiro, a XIV Reunião Nacional de Ramos Estudantis & Reunião Nacional de Young Professionals. Dez voluntários do Ramo Estudantil IEEE UFCG puderam aproveitar o evento melhorando a sua capacitação através de palestras e do Networking, de forma a trazer as novidades para a realidade da UFCG.
Foto Oficial
Foto oficial da XIV Reunião Nacional de Ramos Estudantis & Reunião Nacional de Young Professionals.
No evento, o Ramo UFCG teve concorreu com Ramos de todo o Brasil e obtive os seguintes prêmios: 
- Primeiro lugar na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Social, com a campanha Agosto Verde;
- Primeiro lugar na categoria Desenvolvimento de Membresias, com a atividade IEEE Hour;
- Terceiro lugar na categoria Inter-ramos com a Reunião Seccional dos Ramos (RSR), que foi realizado em parceria com o Ramo Estudantil IFPB-CG;
- Voluntário Exemplar do Conselho Brasil IEEE concedido ao voluntário Reiron Ruan Lopes.

O Ramo Estudantil IEEE UFCG tem apresentando significativo crescimento nos últimos anos, tendo três capítulos técnicos estudantis e um grupo de afinidade Women in Engineering (WIE). 
Voluntários da UFCG
Voluntários do Ramo Estudantil IEEE UFCG que participaram da Reunião Nacional.
De acordo com a voluntária Milena Marinho Arruda: “Esse reconhecimento só foi possível com a ajuda de todos os voluntários que compõem o Ramo Estudantil IEEE UFCG, especificamente todos aqueles que fizeram com que essas atividades acontecessem e especialmente aqueles que ajudaram com as submissões e as apresentações orais: Maria Clara Magalhães e Sara Brito com o Agosto Verde; Érika Delmiro, Weverton Domingos e Milena Arruda com o IEEE Hour; e Reiron Lopes, Yngrid Keila (IFPB-CG) e Edlane Oliveira (IFPB-CG) com a RSR”.

Concluintes de Engenharia Elétrica conquistam o Prêmio Hattori 2016.2

postado em 19 de mai de 2017 06:22 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 19 de mai de 2017 06:41 atualizado‎(s)‎ ]

Prêmio Hattori 2016.2

Dois concluintes do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ganharam o Prêmio Mário Toyotaro Hattori 2016.2.  Foram eles: Arthur Francisco Andrade e Arthur Cruz de Araújo, primeiro e segundo colocados, respectivamente.
O Prêmio Hattori é entregue por ocasião da colação de grau, aos concluintes de Computação e Engenharia Elétrica que tiveram o melhor desempenho acadêmico ao longo do seu curso de graduação. Para se candidatar ao Prêmio, os concluintes devem ter um Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) superior a 8,0 e não devem apresentar reprovação em disciplinas.
Ao final do curso de graduação em Engenharia Elétrica, o graduando Arthur Francisco Andrade alcançou CRA de 9,12 - correspondendo a uma nota de desempenho acadêmico de mesmo valor. O graduando Arthur Cruz de Araújo obteve um CRA de 8,96 – mesma nota de desempenho acadêmico. Ambos os graduandos apresentam média máxima (dez) em várias disciplinas, registradas em seus históricos escolares, sendo aprovados por média na maioria delas.
Os dois foram recomendados por docentes dos ciclos básico e profissional do Curso de Engenharia Elétrica da UFCG. Os professores destacaram, em carta encaminhada à comissão julgadora do Prêmio, as qualidades pessoais dos estudantes e sua dedicação aos estudos no campo da Engenharia Elétrica, desempenhando com brilhantismo suas atividades discentes ao longo de todo o curso.
A premiação foi efetivada por ocasião da colação de grau 2016.2, realizada nessa quarta-feira, dia 17,  no Centro de Convenções Raymundo Asfora. Na oportunidade, um total de 32 graduandos colaram grau em Engenharia Elétrica - 36 graduandos já haviam colado grau antecipadamente - totalizando 68 engenheiros eletricistas graduados no período letivo 2016.2, um recorde no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG.
Fonte: Ascom/UFCG com dados do Prêmio Hattori 2016.2

1-6 of 6