Resultado da Seleção 2018.1 para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

postado em 22 de dez de 2017 06:46 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 22 de dez de 2017 06:46 atualizado‎(s)‎ ]

DEE
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público o resultado da seleção 2018.1 para mestrado e doutorado. O resultado final da seleção está disponível nos links abaixo:





Resultado das eleições para Diretor e Vice-Diretor do CEEI

postado em 22 de dez de 2017 06:40 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 22 de dez de 2017 06:41 atualizado‎(s)‎ ]

Foram realizadas no dia 14 de dezembro de 2017 as eleições para Diretor e Vice-Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI, desta Universidade, para a gestão de quatro anos. As chapas eleitas foram Jorge César Abrantes de Figueiredo e José Sérgio da Rocha Neto, Diretor e Vice-Diretor do CEEI.

No endereço abaixo está disponível o quadro do resultado das eleições.


Resultado das eleições para Representantes no Colegiado Pleno, Conselho Curador e Câmaras Superiores do CONSUNI

postado em 22 de dez de 2017 06:38 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 22 de dez de 2017 06:39 atualizado‎(s)‎ ]

Foram realizadas no dia 14 de dezembro de 2017 as eleições para representantes no Colegiado Pleno, Conselho Curador e Câmaras Superiores do CONSUNI da Direção do Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI, desta Universidade. As chapas eleitas foram José Ewerton P. Farias e Tiago Lima Massoni, titular e suplente do Colegiado Pleno, Marcelo Alves Barros e Fernanda Cecília C. L. Loureiro, titular e suplente do Conselho Curador, Kyller Costa Gorgônio e George Acioli Júnior, titular e suplente do Conselho Superior de Ensino, Hélder Alves Pereira e Rohit Gheyi, titular e suplente do Conselho Superior de Pós-Graduação, George Rossany S. de Lira e Eliane Cristina de Araújo, titular e suplente do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão, Carlos Wilson Dantas de Almeida e Montiê Alves Vitorino, titular e suplente do Conselho Superior de Gestão Administrativo-Financeira.

No endereço abaixo está disponível o quadro do resultado das eleições.


Resultado das eleições para Representantes no CONSAD/CEPE

postado em 22 de dez de 2017 06:35 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 22 de dez de 2017 06:36 atualizado‎(s)‎ ]

Foram realizadas no dia 14 de dezembro de 2017 as eleições para representantes no CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) e do CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (CONSAD) da Direção do Centro de Engenharia Elétrica e Informática – CEEI, desta Universidade, para a gestão de dois anos. As chapas eleitas foram Ana Teresa Cavalcanti Paiva e José Jackson Tomé dos Santos, titular e suplente do CONSAD, e Klébia Larúbia S. dos Santos e Adail Ferreira da Silva, titular e suplente do CEPE.

No endereço abaixo está disponível o quadro do resultado das eleições.


Alunos de Engenharia Elétrica Ganham Prêmio no Peru

postado em 7 de dez de 2017 06:46 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 7 de dez de 2017 06:46 atualizado‎(s)‎ ]

20ª RRR
Os alunos do Curso de Engenharia Elétrica do CEEI/UFCG participaram da 20ª edição da Reunião Regional dos Ramos (RRR), realizada no Peru, cuja missão é integrar os líderes estudantis da Região 9 (R9) do IEEE e facilitar a troca de conhecimento entre estudantes e outros grupos relacionados, por meio de atividades estudantis. A 20ª edição buscou “Promover a liderança e a continuidade dos estudantes voluntários em nossa região”. 
20ª RRR
Durante a Reunião, houve premiações pelo reconhecimento das atividades desenvolvidas pelos Ramos Estudantis da R9 em 2017, e o Ramo Estudantil IEEE UFCG teve a honra de receber dois prêmios:
  • Darrel Chong Student Activity Award categoria GOLD com o projeto Engenheiras da Borborema, desenvolvido pelo grupo de afinidade Women in Engineering (WIE). Está é a categoria de maior reconhecimento para uma atividade desenvolvida por voluntários IEEE, pois reconhece, além da excelência no planejamento e na execução, também reconhece o grande impacto social;
  • Larry K. Wilson com o voluntário Reiron. O objetivo desse prêmio é reconhecer em cada região do IEEE, o membro estudantil mais ativo e que tenha alcançado ótimos feitos de trabalho para o seu Ramo.
O IEEE, atualmente, é uma das maiores organizações profissionais do mundo e possui cerca de 426 mil sócios no planeta, em mais de 160 países, sendo aproximadamente 117 mil estudantes. Os membros do IEEE inspiram a comunidade global através de publicações, citações, normatizações tecnológicas, além de atividades profissionais e educacionais. A estrutura hierárquica dinamiza a governança da organização incluindo conselhos para áreas operacionais, órgãos representativos de membros das 46 sociedades técnicas, além das 10 regiões distribuídas no globo, sendo a Região 9 compreendida pelos países das Américas Latina.

O Ramo Estudantil IEEE UFCG, o qual é composto por um grupo de afinidade e quatro capítulos estudantis, é um grupo responsável pela representação estudantil do IEEE na academia e vem atuando, desde o ano de reativação em 2013, com o compromisso em levar adiante o nome do IEEE, por meio de promoção de atividades relevantes para os estudantes, participação em eventos do IEEE, além de estar envolvido na comunidade para a construção de uma sociedade melhor e mais tecnológica.

Palestra Teoria pq e Condicionadores de Potência

postado em 22 de nov de 2017 06:57 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 22 de nov de 2017 07:01 atualizado‎(s)‎ ]

Palestra Teoria pq e Condicionadores de Potência
No dia 10 de novembro de 2017, uma parceria entre o Capítulo Conjunto IAS/PES/PELS Nordeste 1 e o Capítulo Estudantil IEEE PELS/IAS UFCG promoveu na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) uma palestra com o professor Doutor em Engenharia Edson Hirokazu Watanabe, Fellow do IEEE. O professor Watanabe é Local Distinguished Lecturer (LDL) da IEEE Power Electronics Society (PELS) e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A palestra foi dividida em duas partes: "Energia Elétrica" e "Teoria pq e Condicionadores de Potência". Foi uma oportunidade de conhecer a Teoria pq e onde ela é utilizada. Também houve uma abordagem sobre as fontes renováveis e não-renováveis, apresentando os problemas e soluções da geração de energia elétrica.

No programa Distinguished Lecturer, membros de destaque na área da sociedade são selecionados para realizar palestras em eventos de capítulos. É uma forma da sociedade honrar as conquistas de seus membros, além de apoiar os capítulos. 

A atividade atraiu a atenção do corpo discente e docente do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG. O Professor Emérito da UFCG, Edison Roberto Cabral da Silva, deverá trazer novos palestrantes no próximo ano por meio do IEEE e de suas sociedades.

Equipes da UFCG ficam entre as 10 melhores da América Latina na Maratona de Programação da SBC

postado em 14 de nov de 2017 03:43 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 14 de nov de 2017 03:50 atualizado‎(s)‎ ]

Maratona de Programação SBC
Duas equipes do CEEI/UFCG ficaram entre as 10 primeiras colocadas na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), cuja final aconteceu no último sábado, 11 de novembro, em Foz do Iguaçu - PR.
 A equipe Choose difficulty: TITAN, formada pelos alunos Árysson Cavalcanti, Felipe Mota e Ordan Santos alcançou o 5º lugar na classificação geral do Brasil e 6º na América Latina, enquanto que a outra equipe, denominada Se juntas causa imagina juntas, formada pelos alunos Arthur Rodrigues, Emerson Lucena e Gustavo Ribeiro, ficou com o 7º lugar na classificação geral do Brasil e 10º na América Latina.
 Com o resultado conquistado, a equipe Choose difficulty: TITAN irá disputar a fase mundial da competição, a ACM ICPC World Finals, de 15 a 20 de abril do próximo ano em Pequim, na China.
 “Foi a primeira vez que dois times da UFCG ficaram entre os dez melhores times na maratona da SBC, que contou com a participação de 816 equipes de várias universidades de todo o país, e agora vamos para a fase mundial da competição, que geralmente conta com 1% dos melhores times e universidades do mundo”, destaca o professor Rohit Gheyi, comemorando mais uma vitória do Projeto Olímpico do curso de Ciência da Computação da UFCG.
 Até hoje, a UFCG conquistou três medalhas de ouro, duas medalhas de prata e três medalhas de bronze na Maratona de Programação da SBC, e já disputou cinco vezes a fase mundial da competição: na Polônia quando foi campeã latino americana em 2012, e na Rússia, Marrocos, Tailândia e Estados Unidos quando obteve menção honrosa em 2014, 2015, 2016 e 2017.

Fonte: ASCOM/UFCG

[Atualizado] Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2018.1

postado em 9 de nov de 2017 06:48 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 10 de nov de 2017 09:42 atualizado‎(s)‎ ]

DEE
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 09 e 21 de novembro de 2017, para seleção 2018.1 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:

Dissertação do PPGCC/CEEI/UFCG é eleita 2ª Melhor na área de Banco de Dados

postado em 5 de out de 2017 14:16 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 5 de out de 2017 14:16 atualizado‎(s)‎ ]

Tiago/PPGCC

A dissertação de mestrado do aluno Tiago Brasileiro Araújo intitulada "Uma Abordagem em Paralelo para Matching de Grandes Ontologias com Balanceamento de Carga" recebeu o Prêmio de 2a Melhor Dissertação no Concurso de Teses e Dissertações do 32o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD'17), realizado recentemente em Uberlândia-MG. O aluno foi orientado pelo Prof. Carlos Eduardo Pires. O trabalho concorreu com outras cinco dissertações desenvolvidas em PPG de instituições nacionais renomadas: UFMG, UFRJ, LNCC, UFC e UFOP. Atualmente, Tiago Araújo está cursando o 2o ano de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC).

Anteriormente, o PPGCC/CEEI/UFCG já havia sido agraciado com o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado na área de Banco de Dados, em 2015, no 30o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, realizado em Petrópolis-RJ. Na oportunidade, o prêmio foi concedido ao aluno Demetrio Gomes Mestre, com a Dissertação "Uma Abordagem para Aprimoramento do Balanceamento de Carga do Método de Resolução de Entidades Standard Blockinq baseado em MapReduce". O concurso ocorre a cada dois anos.

Todos os envolvidos fazem parte do Laboratório de Qualidade de Dados (LQD), pertencente à Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação. Ainda no SBBD'17, o LQD apresentou o Minicurso "Data Analytics in Sports: Changing the game" com o aluno de doutorado Ígor Barbosa.

Alunos do Curso de Ciência da Computação recebem medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Informática

postado em 5 de out de 2017 07:32 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 5 de out de 2017 07:33 atualizado‎(s)‎ ]

Os alunos Emerson Lucena e Gustavo Ribeiro do curso de Ciência da Computação do CEEI/UFCG dividiram a primeira colocação na modalidade universitária da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2017, conquistando duas das quatro medalhas de ouro da competição.
“Emerson Lucena e Gustavo Ribeiro ficaram na primeira colocação geral acertando todas as questões das três fases da competição. Este é o melhor resultado da UFCG na competição”, destaca Rohit Gheyi, professor da UFCG e coordenador do projeto olímpico do curso de Ciência da Computação. Este projeto visa despertar nos alunos do Ensino Fundamental e Médio o interesse em Computação através de desafios motivadores, além de permitir aos participantes conhecer as possibilidades de atuação na área.
Além de Emerson e Gustavo, três outros alunos da UFCG obtiveram excelente desempenho. Felipe Mota e Daniel Mitre conquistaram medalhas de prata, enquanto que Gabriel Gomes trouxe uma medalha de bronze.
A Olimpíada Brasileira de Informática é realizada todos os anos, desde 1999, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, para alunos do Ensino Fundamental até o primeiro ano da universidade. As competições deste ano aconteceram em maio, junho e agosto.
Desempenho
A UFCG já obteve 18 prêmios na competição, sendo oito medalhas de ouro (2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016, 2x 2017) e seis vezes primeiro colocado geral (2012, 2014, 2015, 2016, 2x 2017), além de quatro medalhas de prata (2013, 2016, 2x 2017), quatro medalhas de bronze (2012, 2014, 2015, 2017), e duas honra ao mérito (2013, 2014) com os alunos Phyllipe César, Felipe Abella, Manoel Urbano, Rémy de Fru, Mateus Dantas, Lucas de Matos, Victor Almeida, Gustavo Alves, Ordan Santos, Emerson Lucena, Gustavo Ribeiro, Felipe Mota, Daniel Mitre e Gabriel Gomes.
Fonte: ASCOM/UFCG

1-10 of 33