Publicação de Engenharia Elétrica Recebe Prêmio Internacional

postado em 6 de set de 2018 05:20 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 6 de set de 2018 05:20 atualizado‎(s)‎ ]

DEE/UAEE
A publicação intitulada “A Fully Passive UHF RFID Soil Moisture Time-Domain Transmissometry Based Sensor”, desenvolvida pelos professores Raimundo Freire e Glauco Fontgalland, da UAEE/CEEI/UFCG, e pelos doutorandos Newton Fonsêca e Bruno Arruda, do PPgEE/CEEI/UFCG, sob a orientação do professor Smail Tedjini, da universidade francesa Instituto Politécnico de Grenoble (Grenoble-INP), ganhou o prêmio de melhor trabalho (best paper) no Simpósio Internacional de Instrumentação de Sistemas, Circuitos e Transdutores (INSCIT 2018), realizado entre os últimos dias 27 e 31 de agosto, em Bento Gonçalves-RS.

Fruto de uma colaboração internacional entre o Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas (LIMC/UFCG) e o  Laboratório de Design e Integração de Sistemas (LCIS/Grenoble-INP), o trabalho trata da implementação de uma função suplementar às etiquetas de rádio frequência, tendo como objetivo a medição de umidade do solo por meio do uso da tecnologia RFID. Essas etiquetas são mais conhecidas pela aplicação em produtos de supermercados e em peças de lojas de roupas para controle de estoques e prevenção de furtos, bem como em para-brisas de automóveis para controle em pedágios. 

O estudo propõe o desenvolvimento de sensores RFID a baixos custos, operando sem baterias e capturando toda a energia necessária do campo eletromagnético gerado pelo dispositivo leitor. Além da concepção da etiqueta sensora, os autores desenvolveram uma nova arquitetura de circuito que possibilitou elevar o grau de exatidão no processamento destas medições, mantendo o baixo consumo.

“O desenvolvimento de sensores autônomos (sem a necessidade de baterias) e de baixo custo é assunto de extrema atenção em instituições de pesquisa em todo o mundo. A tecnologia RFID é uma candidata importante para esta nova geração de sensores, porém ainda pouco explorada no Brasil. Este prêmio é importante pois destaca a relevância da UFCG no cenário de produção de ciência e tecnologia em nível nacional e internacional”, diz Newton Fonsêca, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPgEE/UFCG) que desenvolveu parte de sua tese na França.  

Fonte: ASCOM/UFCG

Estudante de Computação é o Melhor das Américas em Competição Mundial de Programação

postado em 31 de ago de 2018 13:58 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 31 de ago de 2018 13:58 atualizado‎(s)‎ ]

Computação/UFCG
O estudante Felipe Mota, do quinto período do curso de Ciência da Computação do CEEI/UFCG, conquistou o título de melhor competidor das Américas na XVIII Open Cup, copa mundial de programação organizada por russos. A premiação foi entregue nesta quinta-feira, dia 30, em Zurique, Suíça.
 
Para conquistar o título, o estudante precisou enfrentar maratonas exaustivas de cinco horas de competição a cada quinze dias, em média, durante oito meses. Felipe concorreu com 1.025 participantes de todo o mundo, que disputaram 19 etapas virtuais, realizadas de setembro de 2017 a maio deste ano.
 
O estudante, que já foi destaque em diversas competições de programação, a exemplo da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, Olimpíada Brasileira de Computação e do mundial ACM/ICPC (International Collegiate Programming Contest) – esta última considerada a maior competição do mundo de programação em nível superior -, declarou que o mais difícil foi superar o cansaço e acreditar em si.
 
“No início, foi muito difícil, porque as disputas aconteciam às 5h da manhã e eu não estava acostumado a acordar nesse horário. Foi muito cansativo. E como eu não fui bem nas duas primeiras etapas, precisei ter muita força de vontade para seguir em frente e acreditar que iria melhorar. Com o tempo, fui  conseguindo”, resumiu.
 
O certificado de Felipe Mota como melhor competidor das Américas na XVIII Open Cup foi entregue a Felipe Abella, ex-aluno e competidor da UFCG, que atualmente trabalha na multinacional Google em Zurique. Segundo ele, durante a premiação os organizadores elogiaram o progresso e a dedicação da UFCG nas competições de programação, conquistando lugares de destaque. 
 
(Ascom UFCG)

Professor Raimundo Freire recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica

postado em 28 de ago de 2018 14:15 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 28 de ago de 2018 14:15 atualizado‎(s)‎ ]

UAEE-DEE
O professor Raimundo Freire, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica do CEEI/UFCG, venceu a edição 2018 do Prêmio Landell de Moura, concedido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) em reconhecimento às contribuições dadas para o desenvolvimento na Microeletrônica no País. A premiação será entregue durante o “Chip in the Pampa”, evento da SBMicro 2018 realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na cidade de Bento Gonçalves-RS. 
 
O nome do professor Raimundo foi indicado pelos membros da SBMicro para avaliação do Comitê do Prêmio e endosso de mais dois especialistas na área. O pesquisador foi escolhido por apresentar características inerentes ao padre Landell de Moura, que dá nome ao Prêmio: visionário, criativo, persistente, além de contribuir para o desenvolvimento da área de Microeletrônica no Brasil. Raimundo Freire é o décimo especialista na área a figurar no rol de premiados da SBMicro.   
 
Prêmio Landell de Moura
 
O Prêmio Padre Roberto Landell de Moura foi criado em 2007 pela SBMicro com o intuito de estimular atividades de pesquisa e inovação na área de Microeletrônica. O nome é uma homenagem às invenções do padre Landell de Moura, precursor na ciência da telecomunicação, tendo desenvolvido, em 1894, uma série de pesquisas e experimentos que o colocam como um dos primeiros a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio. 
 
(Ascom UFCG) 

Professora Francilene Procópio Garcia recebe comenda Ordem Nacional do Mérito Científico

postado em 7 de ago de 2018 05:50 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 8 de ago de 2018 13:43 atualizado‎(s)‎ ]

Insígnia
Durante a reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), realizada em Brasília, no dia 1 de agosto, o Presidente da República, Michel Temer, Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico, divulgou a lista de novos membros da Ordem e de membros que foram promovidos de classe.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) abriu prazo para indicações de candidatos no último mês de fevereiro. Durante 30 dias, diversas instituições ligadas à ciência puderam indicar nomes de candidatos. Em abril, uma comissão técnica, formada pelo MCTIC, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) reuniu-se no Rio de Janeiro para avaliar o mérito de todas as indicações e emitir um parecer para o Conselho da Ordem.

Entre os promovidos, a professora Francilene Procópio Garcia, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação do CEEI/UFCG, foi agraciada com a comenda Ordem Nacional do Mérito Científico, na categoria Personalidade Nacional. Segundo informações do Palácio do Planalto, a entrega das insígnias e do diploma deverá acontecer no próximo mês de outubro.

Para maiores informações e a lista completa de admitidos, acesse http://www.abc.org.br/2018/08/02/lista-de-novos-agraciados-da-onmc-e-divulgada/.

Resultado da Seleção 2018.2 para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

postado em 19 de jul de 2018 12:51 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 20 de jul de 2018 06:10 atualizado‎(s)‎ ]

DEE
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público o resultado da seleção 2018.2 para mestrado e doutorado. O resultado final da seleção está disponível nos links abaixo:

Mestrado_2018.2.pdf [atualizado em 20/07/2018]

Doutorado_2018.2.pdf [atualizado em 20/07/2018]

Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2018.2

postado em 21 de jun de 2018 06:34 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 21 de jun de 2018 07:45 atualizado‎(s)‎ ]

Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 21 de junho e 04 de julho de 2018, para seleção 2018.2 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:







Resultado do Concurso público para Professor Adjunto do DEE

postado em 13 de jun de 2018 11:16 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 13 de jun de 2018 11:17 atualizado‎(s)‎ ]

O Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, torna público a homologação do Relatório Final Conclusivo da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto – A, Classe A da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, Edital CEEI N°06/2017.

XV RNR & VI RNYP

postado em 8 de jun de 2018 04:39 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 8 de jun de 2018 04:39 atualizado‎(s)‎ ]

No último dia 31 de Maio a 2 de Junho, foi realizada a XV Reunião Nacional de Ramos (RNR) e a VI Reunião Nacional de Young Professionals (RNYP) do Conselho Brasil do IEEE. O evento reuniu em Campina Grande, Paraíba, aproximadamente 30 instituições de ensino superior do Brasil e mais de 200 participantes entre estudantes, jovens profissionais, professores e especialistas na área de tecnologia para dividir experiências. As discussões ocorreram em torno do tema: "construindo agora as habilidades futuro", além de manter constante a discussão do empoderamento feminino dentro da área das ciências exatas.

O encontro aconteceu em seis ambientes diferentes, dentre os quais: Associação Comercial de Campina Grande, ClubJob Coworking, Universidade Federal de Campina Grande,
Abertura
Instituto Federal da Paraíba, SEBRAE e Hotel Confortel. A programação contou com reuniões, palestras, painéis, mesas redondas, apresentações de casos de sucesso, competições, workshops, feira regional e feira de ramos. Além disso, Roberto De Marca, ex-presidente mundial do IEEE, esteve presente trazendo para o evento sua vasta experiência, a fim de encorajar ainda mais os participantes a continuarem o trabalho voluntário na instituição. 

Este ano foram realizadas 10 reuniões formais durante o evento. A RNR & RNYP é o único momento anual no qual os representantes de todo o Conselho Brasil IEEE, bem como representantes estudantis, estão unidos em um encontro presencial. Também foram realizados nove workshops, com objetivos de capacitação técnica e pessoal. 

Os concursos de fotografia, casos de sucesso, ramo revelação e ramo exemplar somam nove categorias. Nesses concursos, as representações estudantis compartilhavam estratégias de manutenção e retenção de membros, bem como metodologias funcionais para o desenvolvimento de atividades. Os melhores em cada categoria foram premiados com certificado, placa de reconhecimento e uma bandeira do IEEE. 

WIE - Women in Engineering
As duas competições dedicadas ao público jovem profissional ganharam destaque principalmente por aproximar os participantes ao seu futuro profissional. Na competição SOLVIEEE IT, grupos de estudantes liderados pelo representante das empresas solucionaram um problema durante uma hora e meia utilizando princípios de Design Thinking, Scrum e técnicas de desenvolvimento ágil Kanban e Canvas. Já a competição Time4Thesis, que é voltada para a área acadêmica, visou avaliar a capacidade dos estudantes em interpretar, estudar, compilar e apresentar sucintamente dissertações de mestrado, teses de doutorado ou conjunto de artigos na área de estudo que estão inseridos.

A Feira de Ramos foi o momento onde os Ramos tiveram a liberdade de apresentar as atividades realizadas, conversar com outros Ramos sobre projetos, buscar inspirações e conhecer o campo de atuação que os Ramos Estudantis IEEE têm dentro da comunidade.

A Feira Regional foi uma atividade em que os participantes de todo o Brasil se reuniram para mostrar as peculiaridades de suas respectivas regiões, como, por exemplo, comidas, bebidas, fotos, curiosidades, entre outros aspectos, visando à socialização entre pessoas com gostos, características e pensamentos diferentes, sobre diversas regiões do País, tornando o evento cada vez mais diversificado e também acolhedor.

EDITAL 02/2018 SGA/GD/CEEI

postado em 25 de mai de 2018 06:59 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 25 de mai de 2018 06:59 atualizado‎(s)‎ ]

O Presidente da Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, o Resultado da ELEIÇÃO 2018 PARA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA NA COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO – CSA. O resultado está disponível  clicando aqui.

Concurso Público para Professor Adjunto do DEE: Edital de Homologação

postado em 27 de mar de 2018 07:42 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 28 de mar de 2018 10:55 atualizado‎(s)‎ ]

O diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática torna público o Edital CEEI 02/2018, referente à homologação do concurso do Edital CEEI N° 06/2017.

1-10 of 48