NOTA DE PESAR

postado em 20 de mar. de 2020 05:51 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 20 de mar. de 2020 05:55 atualizado‎(s)‎ ]

O Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande vem a público manifestar, em nome de toda a sua comunidade acadêmica, o mais profundo pesar pelo falecimento do Prof. José Homero Feitosa Cavalcanti (Ex-professor do DEE), ocorrida nesta quinta-feira, 19 de março, ao mesmo tempo em que presta condolências aos seus familiares e amigos, enlutados pela irreparável perda.

Homenagem ao professor José Homero:

Eita cabra apressado! Nem sequer me avisou.

Eu sei que você tem todos os méritos para usufruir a vida eterna ao lado no Pai. 

Mas, deixou-me órfão de um grande colega, orientador e amigo. 

Deixou-me órfão, perincipalmente, da sua visão de mundo: boa, bela, contente e acolhedora do diferente.

Sou um dos humildes herdeiros da sua forma de ensinar, provocando o aprendiz para que ele pensasse por si mesmo.

Amado irmãozinho, em breve nos encontraremos nos Céus Azuis que você permanentemente mirava e virava sem medo de partir. 

Por oportuno, colegas, em quarentenas ou/e em luto, não fiquem tristes.

Ao contrário, aproveitem para refletir e sentir o gosto mais do que gostoso de aqui ainda estarem. 

Vale do Mirante, aos 19 dias do mês de março, 2020 anos após a revelação da Verdadeira Luz. 

Hiran de Melo. 

IEEE WIE UFCG tem três trabalhos aceitos para o I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM

postado em 6 de mar. de 2020 09:55 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 6 de mar. de 2020 10:05 atualizado‎(s)‎ ]

O grupo IEEE WIE UFCG teve três trabalhos aceitos para serem apresentados no I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM (I SMSTEM), que ocorrerá no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, nos dias 13 e 14 de março.

Os trabalhos são referentes às atividades e projetos desenvolvidos pelo grupo anualmente e voltadas para a comunidade acadêmica, de uma forma geral, e para a comunidade externa, por meio do projeto Engenheiras da Borborema que é realizado em escolas públicas da cidade.

WIE


“Ter três trabalhos aceitos no I Simpósio Brasileiro de Mulheres em STEM é muito gratificante e recompensador. É uma forma de divulgar os projetos e atividades desenvolvidos com muita dedicação por voluntários do grupo ao longo de todo ano. Além disso, o simpósio é uma excelente oportunidade para conhecer e compartilhar experiências com participantes de projetos com propósitos semelhantes ao nosso em todo o Brasil.” diz Wislayne Silva, atual presidente do IEEE WIE UFCG.

IEEE WIE UFCG

O IEEE WIE UFCG é um grupo de afinidade da rede global Women in Engineering (WIE) da organização profissional IEEE, com atuação na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O objetivo do grupo é promover mulheres engenheiras e cientistas, e inspirar meninas a seguirem seus interesses acadêmicos e profissionais em uma carreira em Engenharia e Ciência. 
WIE
O grupo foi fundado em outubro de 2015 e vem realizando uma série de atividades voltadas para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, por meio de ações realizadas em escolas públicas da cidade. É conduzido por estudantes, sendo estes homens e mulheres com diversos talentos, que atuam coletivamente em prol de recrutar e reter as mulheres nas áreas de engenharia e ciência, e inovar em benefício da sociedade. 

Professores de Engenharia Elétrica lançam livros

postado em 17 de dez. de 2019 12:42 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 17 de dez. de 2019 12:46 atualizado‎(s)‎ ]

   
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai sediar nessa quarta-feira, 18 de dezembro, os lançamentos de dois livros de autoria de professores de seu corpo docente. O professor Montiê Alves Vitorino, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, lançará o livro Eletrônica de Potência: Fundamentos, Conceitos e Aplicações, enquanto que o professor Benedito Antonio Luciano, da mesma unidade acadêmica, fará o lançamento de sua obra Entre Prosas e Versos. A apresentação acontecerá no Centro de Extensão José Farias Nóbrega, no campus sede, a partir das 19 h.
Dois livros

Eletrônica de Potência

Com mais de 400 ilustrações e 668 páginas, a obra, publicada pela Appris Editora, é apresentada em uma linguagem objetiva, rica em diagramas, gráficos, embasamento matemático, exemplos resolvidos e exercícios para uma melhor aprendizagem daquele leitor interessado na área.

O conteúdo abrange as ementas das principais disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Além disso, está de acordo com o teor exigido pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC).

Entre Prosas e Versos

Como o próprio nome sugere, o livro do professor Benedito Luciano reúne uma coletânea de 65 textos, em forma de artigos, crônicas e poemas, que abordam assuntos diversos, como música, arte, tecnologia, cinema, matemática, política, ecologia, história, ciência, literatura, cultura popular, engenharia, pintura e amor, entre outros. 

Resultado Final da Seleção 2020.1 para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

postado em 10 de dez. de 2019 05:00 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 10 de dez. de 2019 05:00 atualizado‎(s)‎ ]

UAEE/DEE


O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público o resultado FINAL da seleção 2020.1 para mestrado e para doutorado, disponível nos links abaixo:


Resultado_Final_PPGEE_Mestrado_2020.1.pdf


Resultado_Final_PPGEE_Doutorado_2020.1.pdf

Editais para candidaturas aos Conselhos Superiores, ao CEPE e ao CONSAD

postado em 6 de dez. de 2019 11:12 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 6 de dez. de 2019 11:27 atualizado‎(s)‎ ]

Abertura das inscrições de candidaturas para escolha de servidores técnico-administrativos representantes e seus suplentes para o CONSELHO ADMINISTRATIVO (CONSAD) e o CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE).


Abertura das inscrições de candidaturas para escolha de representantes e seus suplentes do CEEI junto ao COLEGIADO PLENO, CONSELHO CURADOR, CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO, CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO, CÂMARA SUPERIOR DE PESQUISA E EXTENSÃO e CÂMARA SUPERIOR DE GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA.

Professor de Engenharia Elétrica lança livro sobre Eletrônica de Potência

postado em 22 de nov. de 2019 09:24 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 22 de nov. de 2019 09:25 atualizado‎(s)‎ ]

Professor Montiê Alves Vitorino

O professor Montiê Alves Vitorino, do curso de Engenharia Elétrica do CEEI/UFCG, lançou no último dia 12 de novembro o livro Eletrônica de Potência: Fundamentos, Conceitos e Aplicações, publicado pela Appris Editora.

Com mais de 400 ilustrações, a obra é apresentada em uma linguagem objetiva, rica em diagramas, gráficos, embasamento matemático, exemplos resolvidos e exercícios para uma melhor aprendizagem daquele leitor interessado na área.

O conteúdo abrange as ementas das principais disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Controle e Automação de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Além disso, está de acordo com o teor exigido pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC).

A linguagem abrangente estende sua indicação também para a comunidade acadêmica de cursos técnicos e tecnólogos em áreas afins. A publicação de 668 páginas custa R$ 75 e pode ser adquirida no site https://www.editoraappris.com.br
 

Fonte: Ascom UFCG

Alunos da Computação/UFCG recebem medalhas de ouro na Olimpíada Paraibana de Informática

postado em 12 de nov. de 2019 04:54 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 12 de nov. de 2019 04:58 atualizado‎(s)‎ ]

Na Última segunda-feira, dia 11 de novembro, no Teatro UniFacisa, ocorreu a cerimônia de premiação da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI 2019), organizada pelo curso de Ciência da Computação do CEEI/UFCG. Na ocasião foram entregues 261 prêmios, entre medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, distribuídas entre as categorias Iniciação 1 (para alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental), Iniciação 2 (para alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental), Programação (para alunos 9º ano do ensino fundamental ao ensino médio), Avançado Júnior (alunos de graduação) e Avançado Sênior (alunos do primeiro ano do mestrado). 

OPI
Na categoria Avançado Júnior, a UFCG garantiu medalha de ouro com os alunos Raphael de Paula Fonseca, Lucas Brenner Herculano e Albuquerque e Rennan Rocha de Freitas; medalha de Prata para os alunos Lucas Leal, Rodrigo Estrela e Ruan Gomes; e medalha de bronze para Lucian Julio Felix da Costa, Eniedson Fabiano Pereira e Bruno Andrade Fernandes.

Já na categoria Avançado Sênior, conquistaram medalhas de ouro José Amandio Ferreira dos Santos, Daniel de Matos Figueredo, João Marcos Lima Medeiros, Gabriel Alves Tavares, Matheus Oliveira Pereira e Gabriel Felipe Cardoso Gomes; medalha de prata para os alunos Gustavo Bezerra Ribeiro, Mariana M. dos Santos Dela-Bianca, Vitória Heliane P. dos S. Sobrinha, José Renan Silva Luciano, Rodrigo Felipe Medeiros Pinto e Júlio Barreto Guedes da Costa; e medalha de bronze para Wesley Henrique Araújo Monte, Henrique Castro Arriel e Gaspar Soares de Alencar. Os estudantes Flávio Farias, Alexandre Ribeiro, Eduardo Macedo, Daniel Bezerra Galvão Mitre, José Ignácio Morsch Schmid e Paulo José Bastos Leitão receberão medalhas de honra ao mérito.


Sobre a OPI

A Olimpíada Paraibana de Informática visa despertar nos alunos o interesse em computação através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável, além de permitir que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área. Já para os alunos do ensino superior, a OPI visa estimular os alunos a aprimorarem e aprofundarem o conhecimento em Programação e Algoritmos. Além disso, a olimpíada almeja preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira e Internacional de Informática e a ACM/ICPC.

Acompanhe todas as informações sobre a OPI no site http://www.dsc.ufcg.edu.br/~opi/ e na rede social https://www.instagram.com/olimp_pb/

Fonte: ASCOM/UFCG

O Ramo Estudantil IEEE da UFCG recebe o prêmio de Ramo Estudantil Exemplar da América Latina e Caribe

postado em 5 de nov. de 2019 12:09 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 5 de nov. de 2019 12:24 atualizado‎(s)‎ ]

O Ramo Estudantil IEEE da UFCG recebeu o prêmio de Ramo Estudantil Exemplar da América Latina e Caribe, durante a Reunião Regional de Ramos Estudantis de 2019 (Student Branch Regional Meeting) que ocorreu de 24 a 26 de outubro em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Além deste, ainda recebeu o prêmio de 2º lugar no Concurso Regional de Websites e, também, dois Casos de Sucesso, com as atividades IEEE Race (que obteve a 1° colocação) e Minicurso de Engenharia de Antenas (que obteve a 2° colocação).
Foto oficial do evento
Foto oficial do Evento

“Receber o prêmio de Ramo Estudantil Exemplar de uma região que contém cerca de 350 subunidades do IEEE e ver todo reconhecimento que está sendo construído sempre dará mais forças para continuar construindo um Ramo cada vez melhor, além de incentivar todos os voluntários a fazer o mesmo, além de reforçar o trabalho duro e bonito que todos os nossos voluntários realizam. Por outro lado, é uma responsabilidade de continuar crescendo e fazendo melhor todos os dias. Assim, levar o nome da Universidade Federal de Campina Grande a nível internacional é uma oportunidade de mostrar a excelência do trabalho desenvolvido por uma instituição pública no interior do Nordeste, que mesmo com tantas limitações leva desenvolvimento tecnológico para a comunidade. Esses prêmios vão para cada um que faz parte, ajudou e ajuda diariamente a realizar atividades incríveis.”, diz Alison Candido, presidente do Ramo Estudantil IEEE da UFCG.

Alison Candido da Silva recebendo o prêmio Ramo Estudantil Exemplar da América Latina e Caribe
Alison Candido da Silva recebendo o prêmio Ramo Estudantil Exemplar da América Latina e Caribe

Ramo Estudantil

Formados por estudantes de graduação e pós-graduação, os ramos estudantis IEEE atuam na promoção de eventos e atividades, como workshops, minicursos, palestras e visitas técnicas, com o objetivo de contribuir para a melhoria do nível acadêmico, profissional e humanitário de seus membros, promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão, além de incentivar a liderança, responsabilidade, criatividade, iniciativa e trabalho em grupo.

O Ramo Estudantil IEEE UFCG conta com mais de 150 voluntários ativos, divididos em Capítulos Estudantis que desenvolvem atividades técnicas de áreas tecnológicas específicas dentro do IEEE, como Potência e Energia (PES), Eletrônica de Potência e Aplicações na Indústria (PELS/IAS), Antenas e Propagação (APS), Robótica e Automação (RAS) e Teoria e Técnicas de Microondas (MTTS). Além disso, possui um Grupo de Afinidade que busca incentivar e engajar Mulheres na Engenharia (WIE).


Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2020.1

postado em 18 de out. de 2019 12:45 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 18 de out. de 2019 12:45 atualizado‎(s)‎ ]

DEE


O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 04 a 18 de novembro de 2019, para a seleção 2020.1 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:


01 - Edital_PRPG_2020.1.pdf


02 - Formulario de inscrição 2020.1.docx


03 - planilha de avaliação (Seleção 2020.1-mestrado).xlsx


04 - planilha de avaliação (Seleção 2020.1-doutorado).xlsx


05 - Modelo para elaboração do plano de trabalho.docx


06 - modelo de entrega de documentos.pdf

Inauguração do primeiro laboratório 5G do Nordeste

postado em 18 de out. de 2019 04:57 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 18 de out. de 2019 04:58 atualizado‎(s)‎ ]

5G living Lab

Foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 17, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o primeiro laboratório de 5G na Região Nordeste, o 5G Living Lab Campina Grande. Uma parceria entre o Núcleo De Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação 
(VIRTUS) do Centro de Engenharia de Elétrica e Informática e as empresas de telecomunicações TIM e Nokia.

Apresentação das parcerias no auditório do VIRTUS - Fotos: Leonardo Siva
Apresentação das parcerias no auditório do VIRTUS - Fotos: Leonardo Siva
O novo laboratório, que funciona no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (Citta), tem como foco a criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e de desenvolvimento nas áreas de software e automação.
Em um dos estacionamentos do campus sede da UFCG, acesso pelo portão C3, foi montado um espaço destinado a convidados, imprensa e a comunidade acadêmica para demonstrações das possibilidades de uso da nova tecnologia nas áreas de saúde, educação, indústria, construção civil, casa conectada e agronegócio. O local estará aberto para visitação do público nesta sexta-feira, dia 18.

Fonte: ASCOM/UFCG






1-10 of 74