Resultado da Seleção 2019.1 para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

postado em por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ atualizado‎(s)‎ ]

UAEE-DEE


O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público o resultado da seleção 2019.1 para mestrado e doutorado. O resultado final da seleção está disponível nos links abaixo:


Mestrado_2019.1.pdf


Doutorado_2019.1.pdf



Cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica Recebem Pontuação Máxima do Guia do Estudante

postado em 4 de dez de 2018 05:16 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 4 de dez de 2018 05:16 atualizado‎(s)‎ ]

Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica do CEEI/UFCG receberam cinco estrelas (excelentes), pelo 12º ano consecutivo, na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Juntamente com os demais cursos ofertados pela instituição, eles constarão da publicação GE Profissões Vestibular 2019. 

Além dos cursos já citados, Licenciatura em Matemática (Campina Grande) também foi avaliado como cinco estrelas (excelente).

Foram avaliados com quatro estrelas (conceito Muito Bom) os cursos de Administração (Campina Grande), Administração (Sousa), Agronomia (Pombal), Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Cuité), Ciências Sociais - Bacharelado (Campina Grande), Ciências Sociais - Licenciatura (Campina Grande), Design, Direito (Sousa), Comunicação Social ("Educomunicação"), Enfermagem (Cajazeiras), Enfermagem (Cuité), Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária (Pombal), Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos (Sumé), Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos (Campina Grande), Engenharia de Biossistemas (Sumé), Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia (Cuité), Física - Licenciatura (Cajazeiras), Física - Licenciatura (Cuité), Geografia - Licenciatura (Campina Grande), Letras - Licenciatura (Campina Grande), Matemática - Bacharelado (Campina Grande), Medicina Veterinária (Patos), Música, Pedagogia - Licenciatura (Cajazeiras), Pedagogia - Licenciatura (Campina Grande).

Receberam três estrelas (conceito Bom) os cursos Arte e Mídia, Ciências Biológicas (Cajazeiras), Ciências Contábeis (Sousa), Ciências Econômicas (Campina Grande), Ciências Sociais - Licenciatura (Sumé), Enfermagem (Campina Grande), Engenharia de Alimentos (Pombal), Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo, Filosofia, Física - Bacharelado (Campina Grande), Física - Licenciatura (Campina Grande), Geografia - Licenciatura (Cajazeiras), História - Licenciatura (Cajazeiras), História - Licenciatura (Campina Grande), Letras - Licenciatura (Cajazeiras), Matemática - Licenciatura (Cajazeiras), Matemática - Licenciatura (Cuité), Medicina (Campina Grande), Nutrição (Cuité), Odontologia (Patos), Psicologia.
Selo Computação 2018Selo Elétrica 2018


PPGEE - SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD

postado em 30 de nov de 2018 10:56 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 30 de nov de 2018 11:01 atualizado‎(s)‎ ]

UAEE-DEE


O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande, no uso das suas atribuições legais e regimentais, estabelece datas, critérios e procedimentos para o processo seletivo a 01 (uma) vaga de bolsista de Pós-Doutorado, concedidas pela CAPES/MEC no Programa Nacional de Pós-Doutorado– PNPD. As inscrições podem ser realizadas de 30/11/2018 a 14/12/2018. Maiores informações estão disponíveis no edital:


EDITAL_PRPG_45-2018_seleção_bolsistaCAPES_PNPD_Elétrica.pdf

Concurso Público para Professor Adjunto da UAEE

postado em 29 de nov de 2018 05:40 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 29 de nov de 2018 05:40 atualizado‎(s)‎ ]

UAEE-DEE
Encontram-se abertas as INSCRIÇÕES para o Concurso Público de Provas e Títulos, no período de 03 a 13 de dezembro de 2018, destinado a selecionar candidatos para o provimento de duas (02) vaga na carreira do Magistério Superior - Professor Adjunto A - Classe A - Nível 1, em regime de trabalho de tempo integral, T-40, com dedicação exclusiva, para a Área: Engenharia Elétrica - Subárea: Eletrotécnica da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (UAEE/CEEI), em conformidade com o EDITAL Nº 07, de 22 de novembro de 2018, publicado no DOU em 29 de novembro de 2018, Seção 3, páginas 75, 76 e 77.


ANEXOS:

1) Edital CEEI Nº 07/2018, de 22 de novembro de 2018, publicado no Diário Oficial da União em 29 de novembro de 2018, Seção 3, páginas 75, 76 e 77;

2) Resolução Nº 04/2014 da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG;

3) Formulário do Requerimento de Inscrição;

Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2019.1

postado em 14 de nov de 2018 12:08 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 14 de nov de 2018 12:09 atualizado‎(s)‎ ]

DEE
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 14 de novembro e 28 de novembro de 2018, para seleção 2019.1 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:

Alunos de Computação conquistam medalha de ouro 23ª Maratona de Programação da SBC

postado em 14 de nov de 2018 06:17 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 14 de nov de 2018 06:18 atualizado‎(s)‎ ]

Medalhistas UFCG - SBC2018
Alunos do curso de Ciências da Computação do CEEI/UFCG conquistaram medalha de ouro na 23ª edição da Maratona de Programação, realizado no último sábado (10), em Salvador, na Bahia. A competição é realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

A equipe paraibana integrada pelos alunos Arthur Vinícius, Emerson Lucena e Gustavo Ribeiro, batizada de “Megazord da CAPES”, solucionou 9 dos 13 problemas, o que garantiu um lugar entre os três melhores na classificação geral do Brasil - ao lado de equipes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - e o quarto lugar na América Latina.

A maratona é a maior competição nacional de programação para alunos até o primeiro ano do mestrado. A UFCG já soma quatro medalhas de ouro (2011, 2014, 2015, 2018), duas medalhas de prata (2016, 2017) e três medalhas de bronze (2000, 2013, 2017).

As três melhores equipes ganharam medalhas de ouro e vão para a final mundial da competição - da qual a UFCG já foi bicampeã - que acontece em março de 2019 na cidade de Porto, em Portugal.

Fonte: G1 Paraíba

Alunos da UFCG conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática

postado em 23 de out de 2018 10:22 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 23 de out de 2018 10:22 atualizado‎(s)‎ ]

OBI 2018
Alunos do curso de Ciência da Computação do CEEI/UFCG conquistam 07 medalhas na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2018), na modalidade Sênior. O aluno Matheus Oliveira Pereira, primeiro colocado geral da modalidade, obteve medalha de ouro ao obter 300,275,500 pontos. Os alunos Gabriel Alves Tavares, Gabriel Felipe Cardoso Gomes e José Amândio Ferreira dos Santos também obtiveram medalhas de ouro, respectivamente, na 5ª, na 6ª e na 9ª posição da modalidade. O aluno Anderson Kleber Dantas conquistou medalha de bronze, obtendo a 15ª posição na modalidade e os alunos Daniel de Matos Figueredo e Gustavo Vilar de Farias conquistaram prêmios de honra ao mérito. 
Não é a primeira vez que os alunos da Universidade se destacam na competição. Desde 2010, já foram conquistados 25 prêmios: 12 medalhas de ouro - sendo sete vezes primeiro colocado geral -, quatro medalhas de prata, cinco medalhas de bronze e quatro prêmios de honra ao mérito.
 
Os resultados obtidos são frutos do trabalho desenvolvido no Projeto Olímpico do curso de Ciência da Computação, coordenado pelo professor Rohit Gheyi. O projeto visa não só a ampliação da Olimpíada Paraibana de Informática, como também à organização de cursos de capacitação em disciplinas básicas na área de Informática, capacitando, anualmente, mais de mil alunos de escolas públicas e privadas de várias cidades da Paraíba.
 
Em todo o Estado, considerando todas as modalidades da OBI 2018, que são desde o ensino fundamental ao ensino superior, a Paraíba conquistou 49 medalhas, sendo 07 medalhas de ouro, 09 medalhas de prata, 11 medalhas de bronze e 22 prêmios de honra ao mérito.

Fonte: ASCOM/UFCG

Publicação de Engenharia Elétrica Recebe Prêmio Internacional

postado em 6 de set de 2018 05:20 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 6 de set de 2018 05:20 atualizado‎(s)‎ ]

DEE/UAEE
A publicação intitulada “A Fully Passive UHF RFID Soil Moisture Time-Domain Transmissometry Based Sensor”, desenvolvida pelos professores Raimundo Freire e Glauco Fontgalland, da UAEE/CEEI/UFCG, e pelos doutorandos Newton Fonsêca e Bruno Arruda, do PPgEE/CEEI/UFCG, sob a orientação do professor Smail Tedjini, da universidade francesa Instituto Politécnico de Grenoble (Grenoble-INP), ganhou o prêmio de melhor trabalho (best paper) no Simpósio Internacional de Instrumentação de Sistemas, Circuitos e Transdutores (INSCIT 2018), realizado entre os últimos dias 27 e 31 de agosto, em Bento Gonçalves-RS.

Fruto de uma colaboração internacional entre o Laboratório de Instrumentação e Metrologia Científicas (LIMC/UFCG) e o  Laboratório de Design e Integração de Sistemas (LCIS/Grenoble-INP), o trabalho trata da implementação de uma função suplementar às etiquetas de rádio frequência, tendo como objetivo a medição de umidade do solo por meio do uso da tecnologia RFID. Essas etiquetas são mais conhecidas pela aplicação em produtos de supermercados e em peças de lojas de roupas para controle de estoques e prevenção de furtos, bem como em para-brisas de automóveis para controle em pedágios. 

O estudo propõe o desenvolvimento de sensores RFID a baixos custos, operando sem baterias e capturando toda a energia necessária do campo eletromagnético gerado pelo dispositivo leitor. Além da concepção da etiqueta sensora, os autores desenvolveram uma nova arquitetura de circuito que possibilitou elevar o grau de exatidão no processamento destas medições, mantendo o baixo consumo.

“O desenvolvimento de sensores autônomos (sem a necessidade de baterias) e de baixo custo é assunto de extrema atenção em instituições de pesquisa em todo o mundo. A tecnologia RFID é uma candidata importante para esta nova geração de sensores, porém ainda pouco explorada no Brasil. Este prêmio é importante pois destaca a relevância da UFCG no cenário de produção de ciência e tecnologia em nível nacional e internacional”, diz Newton Fonsêca, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPgEE/UFCG) que desenvolveu parte de sua tese na França.  

Fonte: ASCOM/UFCG

Estudante de Computação é o Melhor das Américas em Competição Mundial de Programação

postado em 31 de ago de 2018 13:58 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 31 de ago de 2018 13:58 atualizado‎(s)‎ ]

Computação/UFCG
O estudante Felipe Mota, do quinto período do curso de Ciência da Computação do CEEI/UFCG, conquistou o título de melhor competidor das Américas na XVIII Open Cup, copa mundial de programação organizada por russos. A premiação foi entregue nesta quinta-feira, dia 30, em Zurique, Suíça.
 
Para conquistar o título, o estudante precisou enfrentar maratonas exaustivas de cinco horas de competição a cada quinze dias, em média, durante oito meses. Felipe concorreu com 1.025 participantes de todo o mundo, que disputaram 19 etapas virtuais, realizadas de setembro de 2017 a maio deste ano.
 
O estudante, que já foi destaque em diversas competições de programação, a exemplo da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, Olimpíada Brasileira de Computação e do mundial ACM/ICPC (International Collegiate Programming Contest) – esta última considerada a maior competição do mundo de programação em nível superior -, declarou que o mais difícil foi superar o cansaço e acreditar em si.
 
“No início, foi muito difícil, porque as disputas aconteciam às 5h da manhã e eu não estava acostumado a acordar nesse horário. Foi muito cansativo. E como eu não fui bem nas duas primeiras etapas, precisei ter muita força de vontade para seguir em frente e acreditar que iria melhorar. Com o tempo, fui  conseguindo”, resumiu.
 
O certificado de Felipe Mota como melhor competidor das Américas na XVIII Open Cup foi entregue a Felipe Abella, ex-aluno e competidor da UFCG, que atualmente trabalha na multinacional Google em Zurique. Segundo ele, durante a premiação os organizadores elogiaram o progresso e a dedicação da UFCG nas competições de programação, conquistando lugares de destaque. 
 
(Ascom UFCG)

Professor Raimundo Freire recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica

postado em 28 de ago de 2018 14:15 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 28 de ago de 2018 14:15 atualizado‎(s)‎ ]

UAEE-DEE
O professor Raimundo Freire, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica do CEEI/UFCG, venceu a edição 2018 do Prêmio Landell de Moura, concedido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) em reconhecimento às contribuições dadas para o desenvolvimento na Microeletrônica no País. A premiação será entregue durante o “Chip in the Pampa”, evento da SBMicro 2018 realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na cidade de Bento Gonçalves-RS. 
 
O nome do professor Raimundo foi indicado pelos membros da SBMicro para avaliação do Comitê do Prêmio e endosso de mais dois especialistas na área. O pesquisador foi escolhido por apresentar características inerentes ao padre Landell de Moura, que dá nome ao Prêmio: visionário, criativo, persistente, além de contribuir para o desenvolvimento da área de Microeletrônica no Brasil. Raimundo Freire é o décimo especialista na área a figurar no rol de premiados da SBMicro.   
 
Prêmio Landell de Moura
 
O Prêmio Padre Roberto Landell de Moura foi criado em 2007 pela SBMicro com o intuito de estimular atividades de pesquisa e inovação na área de Microeletrônica. O nome é uma homenagem às invenções do padre Landell de Moura, precursor na ciência da telecomunicação, tendo desenvolvido, em 1894, uma série de pesquisas e experimentos que o colocam como um dos primeiros a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio. 
 
(Ascom UFCG) 

1-10 of 55