Resultado das Eleições para Representantes do CEEI

postado em 26 de ago. de 2021 12:53 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 26 de ago. de 2021 12:53 atualizado‎(s)‎ ]

A Comissão Eleitoral, criada pela Portaria 006 - SGA/CEEI/UFCG de 15/07/2021, torna público o Resultado da eleição para Representantes do Colegiado Pleno, das Câmaras Superiores do Conselho Universitário e Conselho Curador da UFCG e para os Representantes Técnico-Administrativos junto ao CEPE e CONSAD do CEEI. O resultado pode ser visualizado no link a seguir:


Eleição para Conselho Curador e Câmaras Superiores do CONSUNI e para representantes dos servidores Técnico-administrativos no CONSAD e CEPE do CEEI

postado em 23 de ago. de 2021 13:50 por Assessoria de Comunicação do CEEI

A Comissão designada através da Portaria Nº 06 SGA/CEEI, de 15 de julho de 2021, torna público à comunidade acadêmica do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG o colégio eleitoral da eleição para Conselho Curador e Câmaras Superiores do CONSUNI e para representantes dos servidores Técnico-administrativos no CONSAD e CEPE do CEEI.


Colégio Eleitoral.pdf

Homologação das Candidaturas dos Representantes do CEEI

postado em 17 de ago. de 2021 06:47 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 17 de ago. de 2021 06:47 atualizado‎(s)‎ ]

A Comissão Eleitoral, criada pela Portaria 006 - SGA/CEEI/UFCG de 15/07/2021, torna pública a homologação das candidaturas dos Representantes Docentes do CEEI e Representantes no CEPE e CONSAD do CEEI. Maiores informações estão disponíveis no parecer 01, disponível no link a seguir:


Parecer01 Com Eleitoral CEEI 2021.pdf


ELEIÇÕES PARA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DO CEEI

postado em 12 de ago. de 2021 11:20 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 12 de ago. de 2021 11:20 atualizado‎(s)‎ ]

A Comissão designada através da Portaria Nº 06 SGA/CEEI expedida em 15 de julho de 2021, comunica à comunidade acadêmica do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG que o processo de escolha dos representantes do CEEI/UFCG no Colegiado Pleno, Conselho Curador e Câmaras Superiores do CONSUNI bem dos representantes dos servidores Técnico-administrativos no CONSAD e CEPE do CEEI, foram retomadas após suspensão no início do ano de 2020 causada pela Covid-19. 

As eleições ocorrerão no dia 24 de agosto de 2021 (terça-feira), no horário das 07h00 às 22h00, ininterruptamente, através de votação remota regulada pela Resolução Nº01/2021 do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG de 08 de junho de 2021. Maiores informações poderão ser obtidas no edital e no calendário, disponíveis nos links a seguir:

Edital das Eleições 2020 CONSUNI, CEP e CONSAD do CEEI.pdf

Calendário das Eleições 2021 CONSUNI, CEPE e CONSAD do CEEI.pdf


Professora da UASC é designada para compor o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia

postado em 6 de ago. de 2021 11:07 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 6 de ago. de 2021 11:10 atualizado‎(s)‎ ]

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) designou na edição da terça-feira, dia 3, do Diário Oficial da União, os novos membros do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Dentre os novos componentes do conselho está a professora Francilene Procópio Garcia, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação/CEEI/UFCG, que atuará como representante dos produtores e dos usuários de ciência e tecnologia. Ela é suplente de Reginaldo Arcuri, com mandato de dois anos.

"O CCT terá um papel importante na formulação dos rumos da Política Nacional de Ciência e Tecnologia. Então, é uma honra fazer parte e expressar as demandas dentro do nosso contexto regional e local, tentando buscar a redução de desigualdades em termos de investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fiz parte desse conselho no período de 2015 e 2018, quando presidi o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de CT&I. Então, retorno agora com muita esperança de que a nossa ciência brasileira possa alçar novos rumos ", disse a professora.

O reitor Antônio Fernandes disse estar orgulhoso com a participação da UFCG no conselho nacional - “o que referenda a importância da instituição no campo da Ciência e Tecnologia, e também inovação” -, e que a professora é reconhecidamente gabaritada “para o importante papel de discutir políticas públicas para o desenvolvimento do país nestas áreas”. “Creio que toda comunidade acadêmica da UFCG exalta essa nomeação e legitima Francilene Garcia como expoente do nosso corpo docente”, finalizou.

O conselho

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia é o órgão de assessoramento superior do Presidente da República para a formulação e a implementação da política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico. Dentre suas atribuições constam propor planos, metas e prioridades de governo referentes à ciência e tecnologia, com as especificações de instrumentos e de recursos, efetuar avaliações relativas à execução da política nacional de C&T e opinar sobre propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como sobre atos normativos de qualquer natureza que objetivem regulamentá-la.

 Perfil

A professora Francilene Procópio Garcia possui graduação em Ciências da Computação (1987), mestrado em Ciência da Computação (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Foi pesquisadora visitante de 1996 a 1999 na Tsinghua University, Pequim, China, e atuou como secretária executiva de CT&I junto ao Governo do Estado da Paraíba (2011-2018), cumpriu mandato como presidente do CONSECTI (2015-2018) e conselheira do CCT, da FINEP e do CGI.br (2015-2018).

Atuou ainda como diretora geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (2007-2016), cumpriu mandato como presidente da ANPROTEC (2012-2015) e conselheira do CDN/SEBRAE (2012-atual).

A docente tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produtos de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, internacionalização de produtos e serviços de software, e sistemas de apoio à decisão e governança da Internet.

 (Ascom UFCG)

Ramo Estudantil IEEE da UFCG conquista premiações em evento nacional

postado em 29 de jun. de 2021 05:33 por Rodrigo Silva   [ atualizado em 29 de jun. de 2021 05:34 por Assessoria de Comunicação do CEEI ]

O Ramo Estudantil IEEE UFCG – ramificação universitária da maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade – participou da XVIII Reunião Nacional de Ramos Estudantis e IX Reunião Nacional de Young Professionals, realizada online entre os dias 18 e 20 de Junho, onde recebeu novamente o prêmio de Ramo Estudantil Exemplar do Brasil.

 

Além disso, o IEEE UFCG  ganhou 1º e 2º lugar na categoria Capítulo Técnico Estudantil Exemplar, concedidos aos Capítulos Estudantis de Robótica e Automação (IEEE RAS UFCG) e de Potência e Energia (IEEE PES UFCG), respectivamente, e também foi premiado na categoria Grupo de Afinidade Estudantil Exemplar, com o Grupo de Afinidade Mulheres na Engenharia (IEEE WIE UFCG) em 1º lugar.  

 

No mais, o Ramo Estudantil e seus Capítulos Estudantis receberam outras sete premiações de Casos de Sucesso por atividades realizadas durante o ano de 2020:  1º e 2º lugares na Categoria Projetos Educacionais com RES For Kids (realizado pelo grupo IEEE PES UFCG) e  RevIEEEsta (projeto do Ramo Estudantil), 1º e 2º lugares na categoria Cooperação Inter-Ramos com IEEE RAS WEEK (realizado pelo grupo IEEE RAS UFCG) e PELS Day (realizada pelo Capítulo Estudantil de Eletrônica de Potência e Aplicações Industriais – IEEE PELS/IAS UFCG), 2º lugar na categoria Desenvolvimento de Membresias com o TrainIEEE 2.0, 2º lugar na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Social com a Doação de Computadores, ambos projetos do Ramo Estudantil, e ainda 2º lugar na categoria Atividade Técnica com APS Convida (realizada pelo Capítulo Estudantil de Antenas e Propagação –  IEEE APS UFCG).

 

“O Ramo Estudantil IEEE UFCG se consolida cada vez mais como referência no país. Todas as premiações, em especial a de Ramo Exemplar do Brasil, são motivos de muita alegria e orgulho, pois é um valioso reconhecimento de todo esforço e dedicação, principalmente neste período pandêmico, no qual mais do que nunca tem sido necessário nos reinventarmos para manter a excelência do trabalho desenvolvido pelo Ramo Estudantil IEEE UFCG e suas Unidades Organizacionais.”, diz Larissa Lima, presidente do Ramo Estudantil IEEE da UFCG.

 

Ramo Estudantil IEEE da UFCG:

 

Reativado em 2013, o Ramo Estudantil é uma subunidade do IEEE com sede na Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica (UAEE), no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (IEEE/UFCG), cujo Conselheiro é o Professor Edmar Candeia Gurjão. Atualmente, conta com mais de 100 pessoas, dividido em Capítulos Estudantis que desenvolvem atividades técnicas de áreas tecnológicas específicas dentro do IEEE como Potência e Energia (PES), Eletrônica de Potência e Aplicações na Indústria (PELS/IAS), Antenas e Propagação (APS), Robótica e Automação (RAS) e Teoria e Técnicas de Microondas (MTTS). Além disso, possui um Grupo de Afinidade que busca incentivar e engajar Mulheres na Engenharia (WIE) e um Grupo Especial de Interesse em Tecnologias Humanitárias (SIGHT).

 

XVIII Reunião Nacional de Ramos Estudantis IEEE & IX Reunião Nacional de IEEE Young Professionals:

 

Considerado o evento mais importante do IEEE no Brasil, busca reunir membros e voluntários de todos os Ramos Estudantis brasileiros e profissionais recém-formados,  tendo por missão o intercâmbio de conhecimento dos estudantes e outros profissionais com foco na difusão tecnológica, potencializando o aprendizado de habilidades extras à ciência e na promoção do IEEE.

 

Sobre o IEEE:

 

O Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE) é a maior organização profissional do mundo e possui cerca de 426 mil sócios no planeta, em mais de 160 países, sendo aproximadamente 117 mil estudantes. Os membros do IEEE inspiram a comunidade global através de publicações, citações, normatizações tecnológicas, além de atividades profissionais e educacionais.


Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2021.2

postado em 16 de jun. de 2021 04:39 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 16 de jun. de 2021 04:42 atualizado‎(s)‎ ]

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 22 de junho a 02 de julho de 2021, para a seleção 2021.2 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:

Edital PRPG N 25.2021.pdf

Anexo IV Formulário de inscrição 2021.2.docx

Planilha de avaliação Seleção 2021.2-mestrado.xlsx

Planilha de avaliação Seleção 2021.2-doutorado.xlsx

Modelo para elaboração do plano de trabalho 2021.2.docx

Modelo de entrega de documentos 2021.2.docx

Anexo V Modelo de declaração de optante por concorrência restrita 2021.2.docx

Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2021.1 [Atualizado]

postado em 24 de dez. de 2020 10:18 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 28 de dez. de 2020 04:37 atualizado‎(s)‎ ]

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 18 a 29 de janeiro de 2021, para a seleção 2021.1 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:

01-Edital PRPG 74/2020
02-Anexo_IV_Formulario_de_inscricao_2021.1.docx

Três professores da UFCG estão entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo

postado em 19 de nov. de 2020 12:09 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 19 de nov. de 2020 12:09 atualizado‎(s)‎ ]

Os professores Claudianor Oliveira Alves, da Unidade Acadêmica de Matemática/CCT, Cursino Brandão Jacobina e Antonio Marcus Nogueira Lima, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica/CEEI, estão entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, segundo pesquisa publicada nesta segunda, dia 16, pela Revista Plos Biology. Os três também estão listados entre os 600 cientistas mais influentes do Brasil.

A pesquisa, intitulada Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA) e se orientou a partir de citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) e o impacto do pesquisador em um único ano, neste caso, o ano de 2019 (Tabela-S7 singleyr-2019).

Acesse aqui o estudo com as tabelas.

Fonte: Ascom/UFCG

Trabalho de aluno de Engenharia Elétrica vence Prêmio CAPES de Tese 2020

postado em 5 de out. de 2020 12:13 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 5 de out. de 2020 12:14 atualizado‎(s)‎ ]

Prêmio Capes de Tese - 2020
O doutorando João Paulo Ramos Agra, concluinte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) do CEEI/UFCG, ganhou o Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de Engenharias IV, concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 1° de outubro.

Orientada pelo professor Cursino Brandão Jacobina, a tese intitulada “Conversores PWM Multinível com Capacitores Flutuantes, Transformadores em Cascata e Braços Compartilhados” trata de Processamento de Energia, subárea de Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas. João Paulo desenvolveu o trabalho como pesquisador bolsista de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre os anos de 2015 e 2019.

A pesquisa está concorrendo automaticamente ao Grande Prêmio CAPES de Tese, que será concedido ao melhor trabalho selecionado entre os vencedores do Prêmio CAPES de Tese, agrupados em três grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, denominado “Grande Prêmio CAPES de Tese Carlos Ribeiro Justiniano Chagas”; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Ambientais e Multidisciplinar (Materiais, Biotecnologia e Ensino), denominado “Grande Prêmio CAPES de Tese Henrique Morize”; e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes e Interdisciplinar, denominado "Grande Prêmio CAPES de Tese Bertha Koiffmann Becker”.

Confira o resultado aqui.
 

Fonte: Ascom/UFCG

1-10 of 90