Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2021.2

postado em 16 de jun. de 2021 04:39 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 16 de jun. de 2021 04:42 atualizado‎(s)‎ ]

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 22 de junho a 02 de julho de 2021, para a seleção 2021.2 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:

Edital PRPG N 25.2021.pdf

Anexo IV Formulário de inscrição 2021.2.docx

Planilha de avaliação Seleção 2021.2-mestrado.xlsx

Planilha de avaliação Seleção 2021.2-doutorado.xlsx

Modelo para elaboração do plano de trabalho 2021.2.docx

Modelo de entrega de documentos 2021.2.docx

Anexo V Modelo de declaração de optante por concorrência restrita 2021.2.docx

Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2021.1 [Atualizado]

postado em 24 de dez. de 2020 10:18 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 28 de dez. de 2020 04:37 atualizado‎(s)‎ ]

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 18 a 29 de janeiro de 2021, para a seleção 2021.1 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:

01-Edital PRPG 74/2020
02-Anexo_IV_Formulario_de_inscricao_2021.1.docx

Três professores da UFCG estão entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo

postado em 19 de nov. de 2020 12:09 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 19 de nov. de 2020 12:09 atualizado‎(s)‎ ]

Os professores Claudianor Oliveira Alves, da Unidade Acadêmica de Matemática/CCT, Cursino Brandão Jacobina e Antonio Marcus Nogueira Lima, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica/CEEI, estão entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, segundo pesquisa publicada nesta segunda, dia 16, pela Revista Plos Biology. Os três também estão listados entre os 600 cientistas mais influentes do Brasil.

A pesquisa, intitulada Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, foi conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA) e se orientou a partir de citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) e o impacto do pesquisador em um único ano, neste caso, o ano de 2019 (Tabela-S7 singleyr-2019).

Acesse aqui o estudo com as tabelas.

Fonte: Ascom/UFCG

Trabalho de aluno de Engenharia Elétrica vence Prêmio CAPES de Tese 2020

postado em 5 de out. de 2020 12:13 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 5 de out. de 2020 12:14 atualizado‎(s)‎ ]

Prêmio Capes de Tese - 2020
O doutorando João Paulo Ramos Agra, concluinte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) do CEEI/UFCG, ganhou o Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de Engenharias IV, concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 1° de outubro.

Orientada pelo professor Cursino Brandão Jacobina, a tese intitulada “Conversores PWM Multinível com Capacitores Flutuantes, Transformadores em Cascata e Braços Compartilhados” trata de Processamento de Energia, subárea de Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas. João Paulo desenvolveu o trabalho como pesquisador bolsista de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre os anos de 2015 e 2019.

A pesquisa está concorrendo automaticamente ao Grande Prêmio CAPES de Tese, que será concedido ao melhor trabalho selecionado entre os vencedores do Prêmio CAPES de Tese, agrupados em três grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, denominado “Grande Prêmio CAPES de Tese Carlos Ribeiro Justiniano Chagas”; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Ambientais e Multidisciplinar (Materiais, Biotecnologia e Ensino), denominado “Grande Prêmio CAPES de Tese Henrique Morize”; e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes e Interdisciplinar, denominado "Grande Prêmio CAPES de Tese Bertha Koiffmann Becker”.

Confira o resultado aqui.
 

Fonte: Ascom/UFCG

Resultado da Seleção 2020.2 para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

postado em 6 de ago. de 2020 13:21 por Rodrigo Silva   [ atualizado em 6 de ago. de 2020 13:23 por Assessoria de Comunicação do CEEI ]

UAEE
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público o resultado da seleção 2020.2 para mestrado e para doutorado. O resultado da seleção está disponível nos links a seguir:


Resultado_PPGEE_Mestrado_2020.2.pdf

Seleção de Mestrado e de Doutorado em Engenharia Elétrica - Edital Emergencial

postado em 4 de ago. de 2020 04:55 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 4 de ago. de 2020 04:56 atualizado‎(s)‎ ]

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica torna público o Edital Emergencial para seleção de candidatos ao mestrado e ao doutorado. São oferecidas 05 vagas, sendo 02 para mestrado e 03 para doutorado. As vagas ofertadas são exclusivas para o perfil formativo associado à linha de pesquisa de Engenharia de Computação no contexto do projeto aprovado no Edital CAPES no âmbito do Edital Emergencial Nº 12/2020 (processo 88881.507204/2020-01), não podendo serem utilizadas para obtenção de acesso a qualquer outro perfil formativo do Programa. Maiores informações estão disponíveis no edital:

Ramo Estudantil IEEE da UFCG conquista premiações em evento nacional

postado em 30 de jul. de 2020 11:08 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 30 de jul. de 2020 11:08 atualizado‎(s)‎ ]


Alunos do Ramo Estudantil IEEE da Universidade Federal de Campina Grande (IEEE/UFCG) participaram, virtualmente, de 18 a 19 de julho da XVIII Reunião Nacional de Ramos Estudantis & VIII Reunião Nacional de Young Professionals 2020. Na ocasião, o grupo concorreu a várias premiações com Ramos Estudantis de todo o Brasil, garantindo muitas delas.

Entre os resultados alcançados pelo grupo estão: Capítulo Técnico Exemplar, prêmio dado à subunidade técnica de Eletrônica de Potência e Aplicações Industriais do Ramo Estudantil, a PELS/IAS, como sendo o Capítulo que teve maior destaque em atividades no Brasil e Voluntária Exemplar GSM, concedido à voluntária Amanda Pereira Monteiro, atual presidente do Capítulo Estudantil IEEE PELS/IAS da UFCG. Além disso o Capítulo Estudantil IEEE de Antenas e Propagação (APS) da UFCG ficou em terceiro colocado dentre os grupos de todo o Brasil graças ao destaque de suas atividades, assim como o Grupo de Afinidade Mulheres na Engenharia (IEEE WIE UFCG) ocupou a terceira colocação dentre os grupos de afinidade do país. O atual voluntário e ex-presidente do Ramo Estudantil, Alison Candido, recebeu menção honrosa como voluntário estudantil exemplar do Brasil devido a sua grande contribuição durante todos os seus anos de voluntariado. Primeiro lugar na categoria “Cooperação Inter-Ramos”, com a atividade “IEEE Day 2019”; primeiro lugar na categoria “Gestão e Parcerias”, com a atividade “Hackathon”; e segundo e terceiro lugares na categoria “Desenvolvimento de Membresias” com as atividades “TrainIEEE” e “Participação no Torneio Juvenil de Robótica”.

“Durante a RNR o Ramo Estudantil IEEE UFCG conseguiu levar muitos voluntários para aprender mais sobre o IEEE e vibrar pelas nossas conquistas, afinal conquistamos mais 9 prêmios para o grupo. Ficamos muito felizes pelo nosso desempenho e pelas premiações que são fruto do esforço e trabalho de cada voluntário que atua ou já atuou nos nossos grupos do IEEE na UFCG, sem contar com todo o apoio provido pelo nosso tutor, Edmar Candeia Gurjão. Não se trata apenas de excelência, mas de uma atuação consistente do IEEE UFCG desde sua reativação em 2013”, diz Weverton Medeiros, presidente do Ramo Estudantil IEEE da UFCG.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço tecnológico em prol da humanidade, e possui mais de 350 mil sócios no planeta, em mais de 160 países, sendo aproximadamente 117 mil estudantes. Os membros do IEEE inspiram a comunidade global através de publicações, citações, normatizações tecnológicas, além de atividades profissionais e educacionais.

Ramo Estudantil

Formados por estudantes de graduação e pós-graduação, os ramos estudantis IEEE atuam na promoção de eventos e atividades, como workshops, minicursos, palestras e visitas técnicas, com o objetivo de contribuir para a melhoria do nível acadêmico, profissional e humanitário de seus membros, promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão, além de incentivar a liderança, responsabilidade, criatividade, iniciativa e trabalho em grupo.

O Ramo Estudantil IEEE UFCG, que tem como tutor o professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, Edmar Candeia Gurjão, conta com mais de 120 voluntários ativos, divididos em Capítulos Estudantis que desenvolvem atividades técnicas de áreas tecnológicas específicas como Potência e Energia (PES), Eletrônica de Potência e Aplicações na Indústria (PELS/IAS), Antenas e Propagação (APS), Robótica e Automação (RAS) e Teoria e Técnicas de Microondas (MTTS) e além disso, possui um Grupo de Afinidade que busca incentivar e engajar Mulheres na Engenharia (WIE).

Seleção para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 2020.2 (Atualizado)

postado em 16 de jul. de 2020 11:24 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 20 de jul. de 2020 06:29 atualizado‎(s)‎ ]

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG torna público que estão abertas as inscrições, entre 17 a 24 de julho de 2020, para a seleção 2020.2 de candidatos aos cursos de Mestrado e de Doutorado. Maiores informações podem ser obtidas no edital disponível no link abaixo:


1 - Edital PRPG 22/2020

1.1 - Edital PRPG 24/2020 de Retificação do Edital PRPG 22/2020

2 - Anexo IV Formulario_de_inscricao_2020.2.docx

3- Planilha_de_avaliacao_(Selecao_2020.2-mestrado).xlsx

4 - Planilha_de_avaliacao_(Selecao_2020.2-doutorado).xlsx

5 - Modelo para elaboração do plano de trabalho.docx

6 - Modelo de entrega de documentos.docx

7 - Anexo V - modelo de declaração de optante por concorrência restrita.docx

Professor de Engenharia Elétrica é nomeado membro sênior da Sociedade Óptica

postado em 3 de jul. de 2020 06:13 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 3 de jul. de 2020 06:13 atualizado‎(s)‎ ]

O professor Edson Porto da Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica (UAEE/CEEI), recebeu da Sociedade Óptica (OSA, sigla do inglês para Optical Society of America), a designação à categoria de membro sênior, destinada a indivíduos que se destacaram por suas contribuições científicas e realizações técnicas e profissionais prestadas no campo de óptica e da fotônica.

“É um privilégio aprender sobre sua carreira e muitas conquistas. Agradecemos por suas contribuições para a área e a Sociedade”, disse Genaro Montanez, chefe de relacionamento da OSA, em e-mail enviado na última quarta-feira, dia 1° de julho.

Para se qualificar como membro sênior, é preciso ter pelo menos 10 anos de experiência profissional em óptica e/ou campo relacionado à área e ser um membro ativo da Sociedade Óptica, com um mínimo de cinco anos de associação profissional.

OSA

Criada em 1916, a Optical Society (OSA) é uma sociedade científica dedicada ao avanço do estudo da luz, na sua teoria e aplicações, através de publicações acadêmicas, promoção de conferências científicas, parcerias com a indústria e programas de educação. A organização possui membros em mais de 100 países.

(Ascom UFCG)

UFCG entre as dez instituições que mais publicaram sobre área de Engenharia de Software

postado em 3 de jul. de 2020 06:08 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 3 de jul. de 2020 06:09 atualizado‎(s)‎ ]

Um levantamento realizado pela Universidade de Michigan-Dearborn, nos Estados Unidos, sobre Refatoração (Refactoring, do inglês), uma das áreas de pesquisa mais populares da Engenharia de Software, apontou a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a 10ª instituição no mundo que mais publicou sobre o tema nos últimos 30 anos. O estudo foi apresentado pelo pesquisador Marouane Kessentini durante o 4º Workshop Internacional de Refatoração, ocorrido durante a 42ª Conferência Internacional de Engenharia de Software 2020, no último dia 29 de junho.

A pesquisa, realizada com 1.593 instituições de todo o mundo, apontou indicadores como países, universidades, autores e número de citações de trabalhos sobre Refatoração de maior destaque. Entre os autores que mais publicaram sobre o tema está o professor Rohit Gheyi, do curso de Ciência da Computação, colocando a UFCG na 6ª posição dentre as 15 universidades relacionadas, sendo a única instituição brasileira a figurar na lista, com 27 publicações e 939 citações. O Brasil aparece em 2° lugar na lista de países que mais apresentaram publicações na área, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa podem ser acessados no site https://slr.iselab.us/dashboard.

Trajetória

Na UFCG, o professor Rohit Gheyi é também coordenador do Projeto Olímpico do curso de Ciência da Computação, que vem capacitando anualmente mais de mil alunos de escolas públicas e privadas de vários municípios paraibanos, em disciplinas básicas  na área de Informática. Dentre os frutos da iniciativa, estão os resultados obtidos pela UFCG nas edições da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) desde 2010: já são 28 premiações, sendo 12 medalhas de ouro, quatro de prata, sete de bronze e cinco honras ao mérito.

1-10 of 84