Alunos de Engenharia Elétrica têm pesquisa premiada em evento internacional

postado em 21 de jul de 2017 05:13 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 21 de jul de 2017 05:17 atualizado‎(s)‎ ]
UAEE
Os alunos de Engenharia Elétrica do CEEI/UFCG, Suelson Lopes de Carvalho Batista e Vandilson Rodrigo do Nascimento Barbosa (ambos da graduação) e Lenilson Andrade Barbosa (mestrado) tiveram o trabalho de pesquisa premiado no XVII Encuentro Regional Iberoamericano Del Cigre (ERIAC), que aconteceu na Cidad del Este, no Paraguai. Intitulado Sistema de Monitoramento Remoto de Para-raios de ZnO Baseado na Medição da Corrente de Fuga Total, a pesquisa foi premiada como melhor trabalho do Comitê de Estudos A3 do Cigré (Equipamentos de Alta Tensão).
O estudo propõe um sistema capaz de medir e transmitir remotamente a corrente de fuga de para-raios de ZnO instalados em campo e, com isso, viabilizar o monitoramento remoto dos equipamentos. Esse controle é importante, uma vez que falhas nestes equipamentos podem conduzir a vários danos, a exemplo de colapsos de energia (desligamentos não programados); danos a outros equipamentos de potência, os quais apresentam elevado custo, como transformadores de potência de subestações, que podem custar dezenas de milhões de reais e são de difícil reposição - o processo de compra desses equipamentos pode demorar meses; e riscos de morte a engenheiros e a técnicos que transitam em subestações.
Sob orientação do professor George Lira, a pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2014 e está sendo aperfeiçoada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFCG.
“A premiação foi importante, pois consolida o reconhecimento de especialistas do setor elétrico em relação aos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Alta Tensão da UFCG, projeta o nome da instituição junto ao setor produtivo e dos seus programas institucionais e motiva alunos, inclusive do início do curso, a desenvolverem pesquisas nos laboratórios e realizarem seus trabalhos com esmero”, ressalta Lira.
Sobre o evento
Organizado pelo Conseil International des Grands Réseaux Electriques (CIGRÉ), o ERIAC ocorre desde 1987 em forma de rodízio no Brasil, na Argentina e no Paraguai. No evento são discutidos problemas reportados e soluções praticadas pelas empresas do setor elétrico de países da América Latina.
Fonte: Ascom/UFCG