Dissertação do PPGCC/CEEI/UFCG é eleita 2ª Melhor na área de Banco de Dados

postado em 5 de out de 2017 14:16 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 5 de out de 2017 14:16 atualizado‎(s)‎ ]
Tiago/PPGCC

A dissertação de mestrado do aluno Tiago Brasileiro Araújo intitulada "Uma Abordagem em Paralelo para Matching de Grandes Ontologias com Balanceamento de Carga" recebeu o Prêmio de 2a Melhor Dissertação no Concurso de Teses e Dissertações do 32o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD'17), realizado recentemente em Uberlândia-MG. O aluno foi orientado pelo Prof. Carlos Eduardo Pires. O trabalho concorreu com outras cinco dissertações desenvolvidas em PPG de instituições nacionais renomadas: UFMG, UFRJ, LNCC, UFC e UFOP. Atualmente, Tiago Araújo está cursando o 2o ano de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC).

Anteriormente, o PPGCC/CEEI/UFCG já havia sido agraciado com o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado na área de Banco de Dados, em 2015, no 30o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, realizado em Petrópolis-RJ. Na oportunidade, o prêmio foi concedido ao aluno Demetrio Gomes Mestre, com a Dissertação "Uma Abordagem para Aprimoramento do Balanceamento de Carga do Método de Resolução de Entidades Standard Blockinq baseado em MapReduce". O concurso ocorre a cada dois anos.

Todos os envolvidos fazem parte do Laboratório de Qualidade de Dados (LQD), pertencente à Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação. Ainda no SBBD'17, o LQD apresentou o Minicurso "Data Analytics in Sports: Changing the game" com o aluno de doutorado Ígor Barbosa.