Professor Raimundo Freire recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Microeletrônica

postado em 28 de ago de 2018 14:15 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 28 de ago de 2018 14:15 atualizado‎(s)‎ ]
UAEE-DEE
O professor Raimundo Freire, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica do CEEI/UFCG, venceu a edição 2018 do Prêmio Landell de Moura, concedido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) em reconhecimento às contribuições dadas para o desenvolvimento na Microeletrônica no País. A premiação será entregue durante o “Chip in the Pampa”, evento da SBMicro 2018 realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na cidade de Bento Gonçalves-RS. 
 
O nome do professor Raimundo foi indicado pelos membros da SBMicro para avaliação do Comitê do Prêmio e endosso de mais dois especialistas na área. O pesquisador foi escolhido por apresentar características inerentes ao padre Landell de Moura, que dá nome ao Prêmio: visionário, criativo, persistente, além de contribuir para o desenvolvimento da área de Microeletrônica no Brasil. Raimundo Freire é o décimo especialista na área a figurar no rol de premiados da SBMicro.   
 
Prêmio Landell de Moura
 
O Prêmio Padre Roberto Landell de Moura foi criado em 2007 pela SBMicro com o intuito de estimular atividades de pesquisa e inovação na área de Microeletrônica. O nome é uma homenagem às invenções do padre Landell de Moura, precursor na ciência da telecomunicação, tendo desenvolvido, em 1894, uma série de pesquisas e experimentos que o colocam como um dos primeiros a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas, o que daria origem ao telefone e ao rádio. 
 
(Ascom UFCG)