Ramo Estudantil IEEE da UFCG conquista premiações em evento nacional

postado em 30 de jul. de 2020 11:08 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 30 de jul. de 2020 11:08 atualizado‎(s)‎ ]

Alunos do Ramo Estudantil IEEE da Universidade Federal de Campina Grande (IEEE/UFCG) participaram, virtualmente, de 18 a 19 de julho da XVIII Reunião Nacional de Ramos Estudantis & VIII Reunião Nacional de Young Professionals 2020. Na ocasião, o grupo concorreu a várias premiações com Ramos Estudantis de todo o Brasil, garantindo muitas delas.

Entre os resultados alcançados pelo grupo estão: Capítulo Técnico Exemplar, prêmio dado à subunidade técnica de Eletrônica de Potência e Aplicações Industriais do Ramo Estudantil, a PELS/IAS, como sendo o Capítulo que teve maior destaque em atividades no Brasil e Voluntária Exemplar GSM, concedido à voluntária Amanda Pereira Monteiro, atual presidente do Capítulo Estudantil IEEE PELS/IAS da UFCG. Além disso o Capítulo Estudantil IEEE de Antenas e Propagação (APS) da UFCG ficou em terceiro colocado dentre os grupos de todo o Brasil graças ao destaque de suas atividades, assim como o Grupo de Afinidade Mulheres na Engenharia (IEEE WIE UFCG) ocupou a terceira colocação dentre os grupos de afinidade do país. O atual voluntário e ex-presidente do Ramo Estudantil, Alison Candido, recebeu menção honrosa como voluntário estudantil exemplar do Brasil devido a sua grande contribuição durante todos os seus anos de voluntariado. Primeiro lugar na categoria “Cooperação Inter-Ramos”, com a atividade “IEEE Day 2019”; primeiro lugar na categoria “Gestão e Parcerias”, com a atividade “Hackathon”; e segundo e terceiro lugares na categoria “Desenvolvimento de Membresias” com as atividades “TrainIEEE” e “Participação no Torneio Juvenil de Robótica”.

“Durante a RNR o Ramo Estudantil IEEE UFCG conseguiu levar muitos voluntários para aprender mais sobre o IEEE e vibrar pelas nossas conquistas, afinal conquistamos mais 9 prêmios para o grupo. Ficamos muito felizes pelo nosso desempenho e pelas premiações que são fruto do esforço e trabalho de cada voluntário que atua ou já atuou nos nossos grupos do IEEE na UFCG, sem contar com todo o apoio provido pelo nosso tutor, Edmar Candeia Gurjão. Não se trata apenas de excelência, mas de uma atuação consistente do IEEE UFCG desde sua reativação em 2013”, diz Weverton Medeiros, presidente do Ramo Estudantil IEEE da UFCG.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço tecnológico em prol da humanidade, e possui mais de 350 mil sócios no planeta, em mais de 160 países, sendo aproximadamente 117 mil estudantes. Os membros do IEEE inspiram a comunidade global através de publicações, citações, normatizações tecnológicas, além de atividades profissionais e educacionais.

Ramo Estudantil

Formados por estudantes de graduação e pós-graduação, os ramos estudantis IEEE atuam na promoção de eventos e atividades, como workshops, minicursos, palestras e visitas técnicas, com o objetivo de contribuir para a melhoria do nível acadêmico, profissional e humanitário de seus membros, promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão, além de incentivar a liderança, responsabilidade, criatividade, iniciativa e trabalho em grupo.

O Ramo Estudantil IEEE UFCG, que tem como tutor o professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, Edmar Candeia Gurjão, conta com mais de 120 voluntários ativos, divididos em Capítulos Estudantis que desenvolvem atividades técnicas de áreas tecnológicas específicas como Potência e Energia (PES), Eletrônica de Potência e Aplicações na Indústria (PELS/IAS), Antenas e Propagação (APS), Robótica e Automação (RAS) e Teoria e Técnicas de Microondas (MTTS) e além disso, possui um Grupo de Afinidade que busca incentivar e engajar Mulheres na Engenharia (WIE).