Ramo Estudantil IEEE da UFCG conquista premiações em evento nacional

postado em 29 de jun. de 2021 05:33 por Rodrigo Silva   [ atualizado em 29 de jun. de 2021 05:34 por Assessoria de Comunicação do CEEI ]

O Ramo Estudantil IEEE UFCG – ramificação universitária da maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade – participou da XVIII Reunião Nacional de Ramos Estudantis e IX Reunião Nacional de Young Professionals, realizada online entre os dias 18 e 20 de Junho, onde recebeu novamente o prêmio de Ramo Estudantil Exemplar do Brasil.

Além disso, o IEEE UFCG  ganhou 1º e 2º lugar na categoria Capítulo Técnico Estudantil Exemplar, concedidos aos Capítulos Estudantis de Robótica e Automação (IEEE RAS UFCG) e de Potência e Energia (IEEE PES UFCG), respectivamente, e também foi premiado na categoria Grupo de Afinidade Estudantil Exemplar, com o Grupo de Afinidade Mulheres na Engenharia (IEEE WIE UFCG) em 1º lugar.

No mais, o Ramo Estudantil e seus Capítulos Estudantis receberam outras sete premiações de Casos de Sucesso por atividades realizadas durante o ano de 2020:  1º e 2º lugares na Categoria Projetos Educacionais com RES For Kids (realizado pelo grupo IEEE PES UFCG) e  RevIEEEsta (projeto do Ramo Estudantil), 1º e 2º lugares na categoria Cooperação Inter-Ramos com IEEE RAS WEEK (realizado pelo grupo IEEE RAS UFCG) e PELS Day (realizada pelo Capítulo Estudantil de Eletrônica de Potência e Aplicações Industriais – IEEE PELS/IAS UFCG), 2º lugar na categoria Desenvolvimento de Membresias com o TrainIEEE 2.0, 2º lugar na categoria Sustentabilidade e Responsabilidade Social com a Doação de Computadores, ambos projetos do Ramo Estudantil, e ainda 2º lugar na categoria Atividade Técnica com APS Convida (realizada pelo Capítulo Estudantil de Antenas e Propagação –  IEEE APS UFCG).

“O Ramo Estudantil IEEE UFCG se consolida cada vez mais como referência no país. Todas as premiações, em especial a de Ramo Exemplar do Brasil, são motivos de muita alegria e orgulho, pois é um valioso reconhecimento de todo esforço e dedicação, principalmente neste período pandêmico, no qual mais do que nunca tem sido necessário nos reinventarmos para manter a excelência do trabalho desenvolvido pelo Ramo Estudantil IEEE UFCG e suas Unidades Organizacionais.”, diz Larissa Lima, presidente do Ramo Estudantil IEEE da UFCG.

Ramo Estudantil IEEE da UFCG:

Reativado em 2013, o Ramo Estudantil é uma subunidade do IEEE com sede na Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica (UAEE), no Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (IEEE/UFCG), cujo Conselheiro é o Professor Edmar Candeia Gurjão. Atualmente, conta com mais de 100 pessoas, dividido em Capítulos Estudantis que desenvolvem atividades técnicas de áreas tecnológicas específicas dentro do IEEE como Potência e Energia (PES), Eletrônica de Potência e Aplicações na Indústria (PELS/IAS), Antenas e Propagação (APS), Robótica e Automação (RAS) e Teoria e Técnicas de Microondas (MTTS). Além disso, possui um Grupo de Afinidade que busca incentivar e engajar Mulheres na Engenharia (WIE) e um Grupo Especial de Interesse em Tecnologias Humanitárias (SIGHT).

XVIII Reunião Nacional de Ramos Estudantis IEEE & IX Reunião Nacional de IEEE Young Professionals:

Considerado o evento mais importante do IEEE no Brasil, busca reunir membros e voluntários de todos os Ramos Estudantis brasileiros e profissionais recém-formados,  tendo por missão o intercâmbio de conhecimento dos estudantes e outros profissionais com foco na difusão tecnológica, potencializando o aprendizado de habilidades extras à ciência e na promoção do IEEE.

Sobre o IEEE:

O Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE) é a maior organização profissional do mundo e possui cerca de 426 mil sócios no planeta, em mais de 160 países, sendo aproximadamente 117 mil estudantes. Os membros do IEEE inspiram a comunidade global através de publicações, citações, normatizações tecnológicas, além de atividades profissionais e educacionais.