XV RNR & VI RNYP

postado em 8 de jun de 2018 04:39 por Assessoria de Comunicação do CEEI   [ 8 de jun de 2018 04:39 atualizado‎(s)‎ ]
No último dia 31 de Maio a 2 de Junho, foi realizada a XV Reunião Nacional de Ramos (RNR) e a VI Reunião Nacional de Young Professionals (RNYP) do Conselho Brasil do IEEE. O evento reuniu em Campina Grande, Paraíba, aproximadamente 30 instituições de ensino superior do Brasil e mais de 200 participantes entre estudantes, jovens profissionais, professores e especialistas na área de tecnologia para dividir experiências. As discussões ocorreram em torno do tema: "construindo agora as habilidades futuro", além de manter constante a discussão do empoderamento feminino dentro da área das ciências exatas.

O encontro aconteceu em seis ambientes diferentes, dentre os quais: Associação Comercial de Campina Grande, ClubJob Coworking, Universidade Federal de Campina Grande,
Abertura
Instituto Federal da Paraíba, SEBRAE e Hotel Confortel. A programação contou com reuniões, palestras, painéis, mesas redondas, apresentações de casos de sucesso, competições, workshops, feira regional e feira de ramos. Além disso, Roberto De Marca, ex-presidente mundial do IEEE, esteve presente trazendo para o evento sua vasta experiência, a fim de encorajar ainda mais os participantes a continuarem o trabalho voluntário na instituição. 

Este ano foram realizadas 10 reuniões formais durante o evento. A RNR & RNYP é o único momento anual no qual os representantes de todo o Conselho Brasil IEEE, bem como representantes estudantis, estão unidos em um encontro presencial. Também foram realizados nove workshops, com objetivos de capacitação técnica e pessoal. 

Os concursos de fotografia, casos de sucesso, ramo revelação e ramo exemplar somam nove categorias. Nesses concursos, as representações estudantis compartilhavam estratégias de manutenção e retenção de membros, bem como metodologias funcionais para o desenvolvimento de atividades. Os melhores em cada categoria foram premiados com certificado, placa de reconhecimento e uma bandeira do IEEE. 

WIE - Women in Engineering
As duas competições dedicadas ao público jovem profissional ganharam destaque principalmente por aproximar os participantes ao seu futuro profissional. Na competição SOLVIEEE IT, grupos de estudantes liderados pelo representante das empresas solucionaram um problema durante uma hora e meia utilizando princípios de Design Thinking, Scrum e técnicas de desenvolvimento ágil Kanban e Canvas. Já a competição Time4Thesis, que é voltada para a área acadêmica, visou avaliar a capacidade dos estudantes em interpretar, estudar, compilar e apresentar sucintamente dissertações de mestrado, teses de doutorado ou conjunto de artigos na área de estudo que estão inseridos.

A Feira de Ramos foi o momento onde os Ramos tiveram a liberdade de apresentar as atividades realizadas, conversar com outros Ramos sobre projetos, buscar inspirações e conhecer o campo de atuação que os Ramos Estudantis IEEE têm dentro da comunidade.

A Feira Regional foi uma atividade em que os participantes de todo o Brasil se reuniram para mostrar as peculiaridades de suas respectivas regiões, como, por exemplo, comidas, bebidas, fotos, curiosidades, entre outros aspectos, visando à socialização entre pessoas com gostos, características e pensamentos diferentes, sobre diversas regiões do País, tornando o evento cada vez mais diversificado e também acolhedor.