Programa INOVA

De acordo com seu regulamento, publicado na Resolução no 01/2019 de 13 de setembro de 2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do CEEI, o INOVA é um programa coordenado pelo Diretor do Centro de Engenharia Elétrica e Informática que tem como objetivos permanentes: 
  • Estreitar o relacionamento entre a Universidade e as Empresas através de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação;
  • Promover a participação de pesquisadores e funcionários vinculados ao CEEI em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da UFCG em cooperação com Empresas.

O INOVA funciona através de ações de incentivo à realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação em cooperação com empresas, disseminando informação, criando manuais e direcionando pesquisadores de forma a facilitar o relacionamento destes com empresas em prol do estabelecimento de projetos. 

Na data de sua instituição, ficou estabelecido que todos os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação do CEEI que utilizam recursos financeiros advindos de empresas e/ou através de mecanismos de incentivo à cooperação com empresas, tais como EMBRAPII, Lei de Informática, SEBRAE, FINEP, ANEEL, são considerados projetos do INOVA.

O INOVA não possui orçamento nem equipe própria, devendo cada um dos seus projetos serem autocontidos, autogerenciados e autofinanciados, com contratos e convênios específicos, de acordo com a origem do recurso sendo investido e/ou mecanismo de incentivo utilizado, seguindo regulamentações e leis vigentes. Os bolsistas do INOVA são os bolsistas dos projetos participantes do Programa, não havendo bolsistas do INOVA sem vínculos a projetos.

É importante observar que o foco do INOVA é no relacionamento CEEI-Empresas. Portanto, não é objetivo do programa dar suporte a projetos que não envolvam empresas. Para mais informações sobre o Programa INOVA, enviar e-mail para inova@ceei.ufcg.edu.br