UNIDADES ACADÊMICAS


Desde a integração ao CEEI, a graduação em Engenharia Elétrica já formou mais de 850 bacharéis. Na Pós-Graduação já foram formados mais 300 mestres e mais de 150 doutores. A unidade conta com 40 laboratórios, sendo 17 de ensino e 23 de pesquisas, com competências de formação em Eletrotécnica, Eletrônica, Controle e Automação e Telecomunicações. 

A Graduação da UAEE (DEE) teve início em 1963. O curso de Mestrado em Engenharia Elétrica teve início em 1970 e o de Doutorado em 1979. Atualmente ingressam no UAEE 225 alunos de graduação por ano. Seu corpo discente é formado por cerca 900 alunos de graduação, 73 mestrandos e 92 doutorandos. Nos seus mais de 50 anos o UAEE tem mais de 2500 egressos, além da formação de 523 mestres e 212 doutores.

Seu corpo docente é constituído por 57 professores, sendo 09 Mestres e 48 Doutores, dos quais 11 são Bolsistas Pesquisadores do CNPq. Destes, dois são Fellow Member e dez são Sênior Member do IEEE.

O curso de graduação em Engenharia Elétrica obteve o conceito 5 estrelas da revista Guia do Estudante da Editora Abril nos últimos seis anos. O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica (Mestrado e Doutorado) tem o conceito 7 da Capes desde o ano de 2017.

O curso de graduação em Engenharia Elétrica forma profissionais habilitados para exercer atividades profissionais referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controles elétricos; materiais elétricos e eletrônicos; equipamentos eletrônicos em geral; sistemas de comunicação e telecomunicações; sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico; análise de sistemas computacionais; seus serviços afins e correlatos.

Para os alunos com vocação para ensino e pesquisa, o Departamento de Engenharia Elétrica oferece os cursos de mestrado e doutorado através da Coordenação de Pós-Graduação. A Pós-Graduação em Engenharia Elétrica tem sido avaliada como uma das melhores do país.


Desde a integração ao CEEI, a graduação em Ciência da Computação já formou mais de 800 bacharéis. Na Pós-Graduação já foram formados mais 350 mestres e mais de 100 doutores. A unidade conta com 11 laboratórios, sendo 04 de ensino e 07 de pesquisas.

A Graduação do UASC teve início em 1973, o curso de Mestrado em Ciência da Computação teve início em 1973 e o de Doutorado em 2005. Atualmente ingressam no UASC 180 alunos por ano. Seu corpo discente é formado por cerca de 600 alunos de graduação, 102 mestrandos e 86 doutorandos. Nos seus 40 anos o UASC tem mais de 930 egressos, além da formação de 535 mestres e 27 doutores.

Seu corpo docente é constituído por 41 professores, sendo 05 Mestres e 36 Doutores, dos quais cinco são Bolsistas Pesquisadores do CNPq.

O curso de graduação em Ciência da Computação obteve o conceito 5 estrelas nos últimos nove anos, além da obtenção da nota máxima nas provas do ENADE. O programa de pós-graduação em Ciência da Computação tem o conceito 4 da Capes (Mestrado e Doutorado).

O curso de Ciências da Computação forma profissionais habilitados para exercer diversas atividades no campo da Tecnologias da Informação. Alguns perfis são: Analista de Sistemas, Engenheiro de Software, Administrador de Bancos de Dados, Analista de Dados, Administrador de Redes, Empreendedor de Negócios de TI, Analista de Requisitos, e diversas áreas correlatas.

As oportunidades de atuação de alunos em projetos de pesquisa envolvendo parcerias com outras instituições proporciona um diferencial na formação através de um ambiente muito próximo da indústria e experiências práticas durante a formação.


As conquistas em maratonas de programação e mundiais de programação representando o Brasil destacam o UASC como escola de excelência na formação de seus alunos, que recebem diversos convites para atuar em empresas e universidades no exterior. Muitos deles já passaram a atuar fora do Brasil em empresas logo após a conclusão do curso. Para os alunos com vocação para o ensino e pesquisa, o UASC oferece cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).